iPhone 14 e iPhone 14 Pro Max: o segredo (útil) não revelado pela Apple

Rui Bacelar
Comentar

A mais recente geração de smartphones iOS, já disponível no mercado, traz-nos os Apple iPhone 14 e iPhone 14 Pro com um total de quatro modelos. As melhorias variam entre o previsível, o tangencial e o efetivamente útil com os novos produtos, mas há algo que só agora foi descoberto sobre estes smartphones iOS.

Trata-se de uma caraterística que não figura sequer na listagem oficial de especificações técnicas dos iPhone 14 Pro, ou iPhone 14. No entanto, de acordo com uma nova investigação, temos uma boa surpresa no que concerne à potência máxima de carregamento da bateria para os novos dispositivos.

Afinal, os novos iPhone 14 podem carregar a bateria (quase) até 30 W

Apple iPhone 14 Pro
Quadro comparativo com as diferentes potências de carga de vários smartphones.

O teste mostra-nos, essencialmente, as potências máximas de carregamento de diversos smartphones da atualidade. O ponto interessante é o facto de os responsáveis terem testado o modelo base do iPhone 14, bem como o modelo mais avançado, o iPhone 14 Pro Max.

Em causa estão os testes efetuados por uma publicação sediada na China, o Chongdiantou cujas conclusões superam as caraterísticas declaradas pela Apple na sua ficha técnica oficial.

Atentando nos resultados, com o carregador oficial da Apple a 29 W, o iPhone 14 Pro Max pode carregar até 27 W de potência máxima (pico). De igual modo, os modelos iPhone 14 Pro e iPhone 14 devem carregar com a mesma potência máxima, algo não especificado na ficha técnicas oficial da Apple.

Para a carga mais rápida o melhor é usar o carregador Apple a 30 W

Ambos os modelos:

  • Bateria de iões de lítio integrada e recarregável
  • Carrega­mento wireless MagSafe até 15 W10
  • Carrega­mento wireless Qi até 7,5 W10
  • Carrega­mento por USB no computador ou por adaptador de corrente

Carrega­mento rápido:

  • até 50% em cerca de 30 minutos9 com o adaptador de 20 W ou superior (vendido à parte)

Em suma, a própria marca não especifica a potência máxima suportada pelos seus novos iPhone 14 na ficha técnica. Fá-lo, contudo, para o carregamento sem-fios MagSafe, com potência máxima de 15 W.

Isto é importante para quem procura agilizar o processo de carga do seu novo iPhone, sobretudo numa era em que várias rivais já colocam opções com potência exponencialmente maior de carga. Veja-se, por exemplo, a Xiaomi com o seu padrão a 120 W, ou mesmo a OPPO com padrão a 80 W já muito comum nos seus smartphones.

Apple iPhone 14 Pro

Portanto, para quem não tem tempo a perder, a melhor opção será usar o carregador Apple a 30 W. Este será o adaptador USB - C para Lightning que entregará a maior potência de carga. Desse modo, será também o gadget que possibilitará um carregamento mais rápido em ambos os iPhone 14.

Recordamos, contudo, que os atuais smartphones da maçã não trazem adaptador USB / carregador de parede incluído na caixa. Aí encontramos apenas o cabo USB-C para Lightning, tal como é apontado pela própria marca na página do produto.

Apple iPhone 14 Pro

Trata-se de um relato útil uma vez que a Apple nunca especificou estes valores até à data. A partir daqui, os consumidores podem tirar mais partido dos seus produtos e respetivas velocidades de carga que continuam a não impressionar.

Por outro lado, contamos com a adoção do padrão USB do Tipo-C para a próxima geração de produtos, os iPhone 15 em setembro de 2023. Então, poderemos ter finalmente um valor mais cativante de potência máxima de carga e rapidez de carregamento.

Autonomia dos iPhone no recente teste de bateria:

  • iPhone SE - 4 horas e 52 minutos
  • iPhone 13 mini - 6 horas e 36 minutos
  • iPhone 12 - 6 horas e 48 minutos
  • iPhone 14 - 7 horas e 13 minutos
  • iPhone 13 - 7 horas e 15 minutos
  • iPhone 14 Pro - 7 horas e 49 minutos
  • iPhone 14 Pro Max - 9 horas e 31 minutos

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com