iPhone 14 e 14 Pro podem chegar com diferenças significativas para o desempenho

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, os próximos iPhone 14 e 14 Pro podem ser lançados com diferenças significativas e que vão refletir-se no desempenho.

Segundo rumores que têm circulado no mundo Web, a Apple pode "artilhar" o iPhone 14 Pro com um novo processador e outra memória RAM enquanto que o iPhone 14 terá estas especificações num patamar abaixo.

iPhone 14 Pro pode chegar com processador A16 Bionic, mas o iPhone 14 não

Nos últimos tempos, a nova série iPhone 14 tem sido alvo de vários rumores que revelam algumas informações pertinentes. De acordo com estes rumores, parece que o iPhone 14 Pro e o iPhone 14 vão ter especificações significativamente diferentes que vão refletir-se no desempenho.

Tudo porque prevê-se que o iPhone 14 e 14 Max sejam alimentados pelo processador A15 Bionic da marca enquanto que os modelos iPhone 14 Pro e 14 Pro Max vão ser comandados pelo futuro chip da Apple, A16 Bionic SoC.

Mais: está também a ser avançado que os modelos iPhone 14 vão ter 6 GB de RAM LPDDR4X e que os modelos Pro do iPhone 14 vão já ter direito a RAM LPDDR5. Na prática, tal significa que esta diferença técnica vai conferir mais velocidade operacional aos terminais Pro – especialmente se estiver emparelhada com o novo chip A16 Bionic SoC.

De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, as diferenças entre os modelos da nova série terão sido uma decisão de marketing ou mesmo financeira. Isto porque, segundo o conhecido analista, a TSMC tem cumprido com o fornecimento de chips, por isso esta é uma opção da própria empresa.

Sobre a razão que leva a gigante de Cupertino a querer diferenciar os modelos da sua próxima geração de iPhone, ninguém avança muita informação. Especula-se apenas que a Apple poderá estar a tentar manter um custo de produção mais baixo, recorrendo a chips mais antigos para os terminais não Pro do iPhone 14.

Recorde-se que este ano a Apple irá revelar a nova geração do seu smartphone que poderá integrar os modelos iPhone 14, 14 Max, 14 Pro e 14 Pro Max. Sabe-se já que o iPhone 14 e 14 Pro vão ser equipados com um ecrã de 6,1 polegadas enquanto que o 14 Max e 14 Max Pro chegam com um ecrã de 6,7 polegadas.

Renderizações mostram um design diferente para o iPhone 14 Pro

Entretanto, outras notícias relacionadas com o flagship da Apple, dão conta de que o iPhone 14 Pro pode chegar com um novo design, algo que há já algum tempo é esperado que aconteça.

Recentemente, o site 91Mobiles divulgou novas renderizações do modelo que mostram que o terminal pode substituir o entalhe no ecrã por dois furos para alojar a câmara e sensores.

Já no painel traseiro, o iPhone 14 Pro pode ser bastante semelhante ao modelo iPhone 13 Pro com um módulo quadrado que aloja as câmaras e o flash LED, além de um microfone e um sensor LiDAR.

A mesma fonte adianta que o modelo iPhone 14 deverá manter o mesmo design do seu antecessor. A confirmarem-se estas informações, parece que a Apple pretende diferençar também visualmente os seus modelos Pro do modelo padrão.

Editores 4gnews recomendam:

  • Redmi K40S é o próximo smartphone Xiaomi a chegar à Europa como POCO F4
  • Xiaomi 12 Lite chega em breve à Europa e traz consigo boas especificações
  • Apple iPad Air 2022: tablet soma queixas de fraca qualidade de construção
Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt