iPhone 13: Apple testa protótipos com a característica mais pedida!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Rumores recentes indicam que a Apple está a testar internamente protótipos do iPhone 13 sem o infame notch que caracteriza a nova geração de smartphones de Cupertino. O cenário pandémico terá levado a tecnológica a estudar soluções para os problemas criados pelo uso de máscaras.

Convém salientar que se trata de um rumor, que mesmo que se confirme não significa que o design do próximo iPhone venha a abdicar dos sensores necessários ao reconhecimento facial.

iPhone 13 sem notch é possível, mas não é provável

A ser verdade, a Apple pode optar por usar um sensor de impressão digital embutido no ecrã, talvez recorrendo à mais recente oferta da Qualcomm que já se mostrou ser mais rápida e eficiente.

Caso a tecnológica optasse por abandonar o Face ID a solução teria forçosamente de passar por um regresso ao Touch ID, seja no ecrã ou talvez no botão de energia como acontece no novo iPad Air.

A ausência de notch levanta como sempre a questão da estratégia para a câmara frontal, uma vez que a tecnologia de câmaras debaixo do ecrã está ainda longe de ser perfeita.

Apesar dos testes internos com protótipos parece improvável que este design tão desejado pelos fãs venha a concretizar-se tão cedo.

O mais certo é a marca californiana estar a delinear estratégias para os próximos anos enquanto desenvolve a tecnologia necessária para oferecer o melhor produto possível.

Pandemia limita recurso ao Face ID da Apple

O tão criticado notch surgiu pela primeira vez em 2017 aquando da apresentação do iPhone X e desde então não parou de fazer notícia.

Muita gente parece pouco incomodada com a sua utilização mas não faltam utilizadores que o consideram uma distração, tanto estética como funcional. Apesar disto, parece consensual que um iPhone sem notch seria o design perfeito para o smartphone de Cupertino.

Com a chegada da pandemia da Covid-19 a utilização da tecnologia de reconhecimento facial tornou-se impossível graças ao uso generalizado de máscara. Por esse motivo talvez a empresa de Tim Cook tenha de arranjar uma solução, mesmo que temporária.

Parece mais provável neste momento a inclusão do notch em conjunto com um sensor de impressão digital no próximo iPhone de forma a contornar as dificuldades atuais, mas esta notícia mostra que a Apple estará mesmo a estudar alternativas.

Uma coisa é certa, será difícil a Apple abandonar por completo o Face ID, tecnologia que tem "vendido" como sendo crucial para o presente e futuro dos seus smartphones. Mas todos já sabemos que em tecnologia não existem impossíveis.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: iPhone XS sobrevive um dia nas águas geladas do Canadá
  • Apple e LG colaboram para o desenvolvimento do iPhone dobrável
  • Apple M1X apanhado em benchmark! Será este o sucessor do M1?
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.