iPhone 12: o mini que pode ser o maior lançamento da Apple em 2020

Rui Bacelar
3 comentários

A Apple está prestes a anunciar a nova geração de telemóveis iOS, os iPhone 12. Entre estes, o iPhone 12 Pro Max será o maior dos novos smartphones, com ecrã de 6,7 polegadas. Por outro lado, teremos um iPhone 12 bem pequeno e compacto!

Exatamente o quão pequeno será só poderemos ter certezas após a sua apresentação oficial. No entanto, com base nos rumores e fugas de informação até à data temos agora uma representação visual e comparativa do tamanho aproximado dos novos iPhone.

Quão compacto será o iPhone 12 com ecrã de 5,4 polegadas?

Ao passo que o iPhone 12 Pro Max pode vir a ser o maior telefone alguma vez lançado pela gigante de Cupertino, no extremo oposto contamos com o iPhone 12, novamente referido em rumores e fugas de informação. Mas, será assim tão compacto?

Comparação do tamanho do iPhone 12
Com 5,4 polegadas e sem botão "Home" o iPhone 12 pode ser muito compacto.

A representação esquemática, acima, foi avançada pela publicação iMore, querendo ilustrar exatamente o quão compacto será o iPhone 12, por oposição ao iPhone 12 Pro Max. Veja-se ainda o iPhone SE (2020), o mais compacto do alinhamento atual.

De acordo com as fugas de informação avançadas até à data, no iPhone 12 teremos um ecrã de 5,4 polegadas, com margens reduzidas e possivelmente com notch menor. Já o iPhone 12 Pro terá um ecrã de 6,1 polegadas, e o 12 Pro Max, 6,7.

A surpresa surge assim no tamanho avançado para o modelo com ecrã de 5,4 polegadas, parecendo ser menor que o SE (2020) e o seu ecrã de 4,7 polegadas. Ora, como pode ter um ecrã maior e ser tão comedido nas dimensões físicas?

Será o fim do tradicional botão "Home"?

Esta é a tese que reúne um maior consenso entre os diversos leakers online, sugerindo isso mesmo. Vale ainda relembrar que esta mesma hipótese também foi sugerida por analistas de mercado, sugerindo grandes mudanças no design da frente.

Caso a Apple consiga efetivamente reduzir as margens a um mínimo inédito, não é de todo impossível ter um ecrã maior, com dimensões mais compactas do iPhone. Este mesmo botão foi removido no iPhone X, mas perdura no novo SE (2020).

A Apple deve anunciar a nova geração iPhones para 2020 entre este mês de setembro e o próximo, outubro.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.