iPadOS 15: há uma novidade que a Apple não te contou

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Esta semana decorre a WWDC 2021, conferência anual para desenvolvedores da Apple. No evento foram apresentadas as várias novas versões dos sistemas operativos da fabricante de Cupertino, entre elas o iPadOS 15.

Esta nova versão do sistema operativo para os tablets mais populares do mundo chega com várias novidades no campo das multitarefas, widgets, ecrã dividido ou biblioteca de aplicações. Mas nem tudo foi revelado durante a apresentação.

Apps do iPhone rodam finalmente com o iPadOS 15

Se és utilizador de iPad, sabes que é possível utilizar aplicações apenas adaptadas ao iPhone no iPad. Exemplo disso é o Instagram, que não é uma app completamente adaptada à estrutura do tablet da Apple mas funciona neste.

Mas com o iPadOS 15, um utilizador no tablet notou uma mudança salutar. Como podes ver através da imagem abaixo, apps como o Instagram podem agora adaptar-se ao modo paisagem do tablet na navegação.

Deves ter em conta que esta é apenas uma adaptação à orientação do tablet. Vais ter barras pretas na lateral, e esta continua a ser uma app não adaptada ao tamanho do teu iPad.

Deves ter em atenção que esta é uma mudança apenas verificada por quem já instalou a versão de testes do iPadOS 15. A versão final deve chegar aos iPad compatíveis no final do verão/início do outono.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple apresenta oficialmente o iPadOS 15. A revitalização que o iPad necessitava
  • Apple apresenta o watchOS 8. Mais funções de saúde e mais personalização
  • Apple apresenta o iOS 15: Conhece as novidades
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.