A Apple deve apresentar um novo modelo de iPad Pro com ecrã OLED no próximo ano de 2024. As previsões são agora avançadas pela agência de pesquisa Omdia, afastando uma janela de lançamento ainda em 2023. Para quem está à espera de um novo MacBook com ecrã OLED temos, no entanto, más notícias.
São esperados dois tamanhos para este próximo modelo de iPad Pro com ecrã OLED, de 11 polegadas e 13 polegadas, respetivamente. Por outro lado, ambos os tablets deverão empregar ecrãs LTPO OLED com alta taxa de atualização variável.
Ecrãs OLED trarão novo padrão de qualidade aos Apple iPad
Ainda segundo a mesma agência de pesquisa, os ecrãs e respetivos tablets devem começar a ser produzidos em massa apenas no próximo ano de 2024. Até lá, a fonte em questão não acredita no lançamento de novos produtos com esta tipologia e caraterísticas.
Ao empregar ecrãs OLED a tecnológica de Cupertino almeja trazer várias melhorias para os seus iPad Pro, uma das mais conceituadas gamas de produtos Apple. Terão níveis incríveis de contraste, pretos perfeitos, controlo de iluminação precisa pixel a pixel e HDR.
Teremos também uma maior eficiência energética, com os ecrãs LTPO a permitir uma taxa variável de atualização da imagem no ecrã, melhorando o consumo energético. Note-se que este valor poderá assim variar consoante o tipo de uso e / ou conteúdo exibido.
Para todos os efeitos, face à atual tecnologia Mini LED LCD empregue pela Apple nos seus iPad Pro será um avanço e um passo dado na direção certa. Uma transição que sem dúvida trará mais qualidade para os ecrãs destes produtos, entregando uma experiência visual superior.
Melhoria significativa face aos atuais Mini LED LCD
Em suma, apesar de isto serem boas notícias para todos os entusiastas dos tablets Apple iPad Pro, não augura bons presságios para uma renovação dos portáteis MacBook Pro. Os rumores anteriores apontavam uma atualização a ser aplicada em 2024, com os ecrãs destes computadores a transitarem para OLED.
Porém, os relatos mais recentes apontam que estas alterações significativas terão sido adiadas para 2027. A prioridade será agora colocar estes mesmos ecrãs na gama de tablets iPad Pro e aferir também o seu comportamento, bem como a receção do público.
Só posteriormente, feito este estudo de mercado, é que a empresa de Tim Cook dedicará atenção aos MacBook Pro no sentido de melhorar o respetivo ecrã. A Apple sempre foi cautelosa na adoção de novas tecnologias, pelo que esta possível decisão não nos surpreende nem foge ao registo da marca.
Em todo o caso, a Apple continua a aprimorar os seus produtos e a melhorar a oferta, pelo que será uma questão de tempo até que também os seus portáteis possuam esta tecnologia. Antes disso, poderemos contar com os novos iPad Pro.
Editores 4gnews recomendam: