A publicação sul-coreana The Elec está a avançar que a Apple pode lançar um iPad mini dobrável na mesma data do 20º aniversário do iPhone que celebra-se em 2027.
Recorde-se que no 10º aniversário do smartphone icónico, a Apple apresentou o iPhone X com o primeiro ecrã OLED. Uma década depois, mais especificamente em 2027, pode apresentar mais um equipamento inovador para destacar a data.
Apple não quer canibalizar vendas de outros produtos
A publicação sul-coreana vai mais longe e afirma que o iPad mini dobrável pode vir a substituir o tablet em formato mais reduzido com ecrã de 8,3 polegadas. A razão para esta substituição é a Apple não querer que o equipamento dobrável canibalize as vendas de outros terminais móveis.
Assim, nenhum dos outros tablets ou smartphones podiam ver as suas vendas afetadas, uma vez que o iPad mini dobrável iria ocupar o lugar deixado pelo seu antecessor, sem ecrã flexível.
Será por esta mesma razão que a Apple tem também explorando opções maiores no segmento de equipamentos dobráveis. Vários rumores disseram já que a Apple procura um ecrã flexível que, quando aberto, registe as 20 a 25 polegadas.
iPad mini dobrável pode impulsionar as vendas de tablets
Não é segredo para ninguém que o mercado de tablets tem vindo a registar uma queda acentuada nas vendas, desde o fim da pandemia de Covid-19, durante a qual registou um pico de crescimento.
E o lançamento de um iPad mini dobrável poderia impulsionar as vendas de tablets da Apple. A publicação The Elec afirma que a Apple pode fazer este lançamento primeiro para avaliar a reação do mercado e depois decidir sobre a estratégia comercial a seguir no segmento de equipamentos dobráveis.
Há muito tempo que a empresa de Tim Cook é criticada pela sua notória ausência neste mercado que a está a colocar atrás de rivais há muito estabelecidas no segmento, como a Apple e até a Huawei.