O iOS 27 pode trazer uma melhoria prática há muito desejada pelos utilizadores da Apple. Em causa está a maior autonomia de bateria, segundo informações avançadas por Mark Gurman na newsletter Power On, da Bloomberg.
Com o o novo sistema operativo, a empresa prepara uma espécie de "limpeza geral". O projeto, conhecido internamente como "Rave", inclui remoção de código antigo, reescrita de funcionalidades existentes e otimizações subtis nas aplicações nativas.
Aumento da bateria no iPhone: a explicação
Uma das consequências mais relevantes destas otimizações poderá ser o aumento da duração da bateria no iPhone. Em vez de depender exclusivamente de baterias maiores ou novos componentes físicos, a Apple pretende melhorar a gestão de energia através de software mais inteligente.
Entre as possíveis melhorias estão a redução de processos em segundo plano, melhor controlo de tarefas intensivas e uma gestão mais eficiente dos recursos do sistema.
A boa notícia é que estas melhorias deverão beneficiar não apenas novos modelos, mas também os atuais smartphones compatíveis com o iOS 27.
Quando 'sai' o iOS 27?
A aposta na eficiência surge num momento em que a Apple prepara uma integração mais profunda de inteligência artificial no iPhone, incluindo uma versão reformulada da Siri com capacidades mais próximas de um chatbot.
No entanto, uma maior aposta em IA também exige maior processamento no dispositivo, o que terá um impacto maior no consumo energético.
O iOS 27 deverá ser apresentado oficialmente no outono, juntamente com a nova geração de iPhone.
- Também te pode interessar: Telemóveis com melhor bateria de 2025: esta é a lista definitiva
