iOS 17: as 7 novidades e data de chegada aos Apple iPhone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O arranque do WWDC 2023 marcará, também, o anúncio oficial do iOS 17, a próxima versão do sistema operativo da Apple para os dispositivos móveis mais populares do mundo, os iPhone. É uma das novidades mais aguardadas do momento, com grande antecipação pelas novidades e, naturalmente, pela data de chegada desta nova versão.

Conforme apontam as fugas de informação teremos várias melhorias, inovações e aprimoramentos a chegar com este software aos respetivos dispositivos. A par disso, a hora exata da sua distribuição é um ponto igualmente quente junto dos entusiastas.

WWDC 2023 dar-nos-á a conhecer o novo iOS 17 da Apple

Apple iOS 17

Em primeiro lugar importa recordar que o atual iOS 16 foi disponibilizado globalmente em setembro de 2022. Dito isto, contamos com uma igual janela de distribuição para o próximo iOS 17, ou pelo menos com moldes muito similares.

Até ao momento, note-se, a fabricante dos iPhone não precisou quando seria a data exata de distribuição do iOS 17. Aliás, tampouco confirmou o anúncio oficial desta versão no WWDC 2023, ainda que face à tradição, a sua revelação seja uma quase certeza.

Ao longo do verão contamos assim com várias fases de teste beta abertas ao público. São fases úteis para colher feedback e aprimorar as compilações antes da sua distribuição global em meados de setembro de 2023.

7 novidades esperadas para o iOS 17

Apple iOS 17

  1. Ecrã de bloqueio - novas opções de tipo de letra. Os utilizadores poderão personalizar o tipo de letra nos respetivos ecrãs de bloqueio para facilitar a leitura dos conteúdos apresentados com um simples realce.
  2. Partilha do Ecrã de Bloqueio. Será possível partilhar o design e configurações do ecrã de bloqueio personalizado caso queiram usar o mesmo estilo que a vossa cara-metade, ou amigo. Para tal, teremos uma opção de partilha.
  3. Letras do Apple Music no Ecrã de Bloqueio. A integração do serviço de streaming da Apple chegará também ao ecrã de bloqueio dos iPhone para uma experiência mais imersiva enquanto ouvimos música no telemóvel.
  4. Interface simplificada para o Apple Music. O aspeto geral da aplicação Apple Music será reformulada de modo a entregar uma experiência mais uniforme e elegante para maximizar a sua utilização.
  5. Nomeação manual das pastas de apps. Os utilizadores poderão alterar manualmente o nome destes elementos na sua App Library para assim melhor organizar os ícones das aplicações no seu ecrã.
  6. Centro de Controlo. Também este elemento terá otimizações e deverá receber um novo design aprimorado para o tornar mais visualmente apelativo e fácil de usar por qualquer pessoa.
  7. Cursor de intensidade do brilho da lanterna. O Slider para ajustar o brilho da lanterna facilitará o uso desta ferramenta.

iOS 17 será compatível com várias gerações de iPhone

  • Gama Apple iPhone 14
  • Gama Apple iPhone 13
  • iPhone SE 2023
  • iPhone SE 2022
  • Gama Apple iPhone 12
  • Gama Apple iPhone 11
  • iPhone XS e XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 8 e 8 Plus
  • iPhone X

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.