iOS 15.4 traz finalmente o suporte ao Face ID com máscara no teu iPhone

Carlos Oliveira
Comentar

A Apple disponibilizou hoje a mais recente versão do seu sistema operativo para o iPhone. O grande destaque do lançamento do iOS 15.4 é o suporte para o funcionamento pleno do Face ID mesmo enquanto usas a tua máscara de proteção facial.

Com o lançamento do iOS 15.4 acabou-se o incómodo de ter de estar sempre a tirar a máscara quando queres desbloquear o teu iPhone. Ademais, deixa de ser necessária a companhia do Apple Watch para poder desbloquear o smartphone mesmo com máscara.

iOS 15.4 implementa a funcionalidade "Usar Face ID com máscara"

Este é, sem dúvida, o grande destaque das novidades trazidas pelo iOS 15.4 a todos os utilizadores iPhone. Com o novo software, a Apple implementa uma nova funcionalidade de autenticação designada "Usar Face ID com máscara".

iPhone Face ID

Esta nova faceta da tecnologia Face ID resolve umas das frustrações dos utilizadores do iPhone em tempo de pandemia. Contudo, importa sublinhar que o reconhecimento facial da Apple ficou ligeiramente menos seguro.

Tal como a Apple explica, esta função irá procurar "características únicas ao redor da área dos olhos". Ou seja, não há nenhum truque mágico que permitirá ao Face ID ver através da tua máscara. Irá, sim, guiar-se pelos traços faciais que continuam visíveis.

Isso é algo que a Apple não esconde dos seus utilizadores, deixando o alerta que a ativação do Face ID com máscara será menos seguro que a tecnologia original. Em suma, o utilizador terá de optar pela comodidade ou por maior segurança.

Nova faceta do Face ID suportada apenas a partir do iPhone 12

Há um senão que deve ser mencionado para todos os utilizadores dos equipamentos da Apple. O novo recurso do Face ID só é compatível com os modelos iPhone 12 e acima.

Isto significa que quem tiver um iPhone X, iPhone Xs, iPhone XR ou iPhone 11 não poderá usufruir desta novidade tão aguardada. Para estes, resta recorrer ao Apple Watch como dispositivo de autenticação indireta enquanto utilizam a sua máscara facial.

Segundo o que é apontado por algumas fontes, esta novidade para o Face ID ainda não funciona em nenhum modelo iPad. Algo que certamente será corrigido em breve.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.