iOS 14.5 permite desbloquear iPhone com máscara. Mas há um senão!

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Face ID, a tecnologia de reconhecimento facial da Apple, enfrenta o seu maior desafio em tempo de pandemia. Com os utilizadores a usar máscaras fora de casa, o reconhecimento dos mesmos revelou-se uma tarefa árdua.

Com a chegada da beta do iOS 14.5, sabe-se agora que passará a ser possível desbloquear qualquer iPhone com esta tecnologia mesmo com máscara. No entanto, importa frisar que há uma dependência.

Apple Watch será imprescindível nesta tarefa

É revelado que o desbloqueio de qualquer iPhone, mesmo que o utilizador use máscara, só funcionará com um Apple Watch por perto. Este funcionará como meio autenticador, atestando a identidade daquele que pretende aceder ao iPhone em questão.

É importante que o teu Apple Watch esteja desbloqueado para que seja possível aceder ao iPhone. O restante método de desbloqueio manter-se-á inalterado, o que significa que terás de despoletar o Face ID de qualquer forma.

Caso o Face ID detete que o utilizador está a usar uma máscara, este socorrer-se-á do Apple Watch para autenticar o mesmo. Em caso afirmativo, o teu relógio inteligente irá vibrar como sinal de sucesso no ato de desbloqueio do iPhone.

Importa clarificar, ainda assim, que as restantes operações que recorrem ao Face ID para autenticação não irão beneficiar desta novidade. Aqui incluem-se os métodos para autenticação de pagamentos que continuarão a exigir uma autenticação facial completa antes de conceder a devida autorização.

Esta funcionalidade encontra-se disponível na developer beta do iOS 14.5 disponibilizada hoje. Caso não faças parte desta fase de testes do sistema operativo da Apple, terás de aguardar até que seja libertada a versão final desta compilação.

As restantes novidades do iOS 14.5

O desbloqueio do iPhone com recurso ao Apple Watch é apenas uma parte das novidades trazidas pelo iOS 14.5. Nesta versão podemos ainda destacar o suporte para os comandos da Xbox Series X/S ou da PS5 no iPhone e iPad.

Chegam agora também mais possibilidades no novo serviço de desporto da Apple, o Fitness+. A aplicação Fitness, do teu iPhone, poderá agora transmitir o vídeo e áudio dos exercícios propostos para televisões com suporte ao AirPlay 2.

Por fim, chega oficialmente a novidade que está no centro de várias polémicas dos últimos dias. A App Tracking Transparency chegará oficialmente com o iOS 14.5, obrigando a que todas as aplicações peçam permissão antes de recolher quaisquer dados dos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • União Europeia obrigará fabricantes a seguir exemplo da Apple, Xiaomi e Samsung
  • Apple notificará os utilizadores sempre que a privacidade estiver em risco
  • Apple 1 original construído por Steve Jobs e Steve Wozniak à venda por valor astronómico!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.