Se tens algum interesse por temas financeiros, então certamente saberás que o ouro atingiu recentemente um valor recorde. E este cenário não está no radar apenas daqueles com maior conhecimento nesta área, como comprova o Google Trends.
Conforme revela um estudo realizado pela publicação TechGaged, o termo “como comprar ouro” é um dos mais procurados no Google no mundo inteiro. Aliás, ele atingiu um máximo que não se registava há duas décadas.
Pesquisas por “como comprar ouro” crescerem 1011% no Google
A fonte em causa nota que a procura por como comprar ouro acelerou de uma forma impressionante. Em dezembro de 2024 este tinha uma pontuação de 9 no Google Trends e em dezembro de 2025 subiu para uma pontuação de 100.
Este crescimento de sensivelmente 1011% nas pesquisas no Google é um máximo que não se registava desde 2004. Durante os últimos 20 anos, a popularidade destas pesquisas registou pequenas ligeiras oscilações, mas explodiu no final de 2025.
O ímpeto nas pesquisas pela compra de ouro começou a acelerar no final de 2024 e início de 2025. Mas o seu pico foi atingido no final de 2025, tendo abrandado ligeiramente agora no início de 2026.
Este crescente interesse na compra do ouro e no preço da onça está relacionado com a instabilidade política e económica. Numa altura de incerteza, os mercados financeiros começam a olhar para este ativo de refúgio seguro com maior atenção.
O que significa a pontuação no Google Trends
Para melhor perceber o que significa esta popularidade do termo “como comprar ouro”, importa esclarecer como funciona o Google Trends. Em primeiro lugar, devemos sublinhar que esta plataforma mede a popularidade relativa de um termo ou palavra e não a sua procura absoluta.
As pontuações do Google Trends oscilam entre o 0 e o 100, com o último a representar o pico de popularidade numa região ou prazo. Por isso, um 50 representa metade desse nível, ao passo que o 0 é sinal de dados insuficientes.
Essas métricas são atribuídas consoante a proporção da procura por um termo face à atividade total de pesquisas. É, por isso, um indicador muito valioso para identificar mudanças nas tendências e ritmos das pesquisas e não o volume de transações ou fluxo de investimento.
Promoção do dia
O seu período de avaliação Premium terminou
