Inteligência Artificial: YouTube quer Explosão de Receitas com YouTube Music

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A plataforma de vídeos da Google, o YouTube, deu a conhecer o lançamento de uma nova incubadora de música gerada pela Inteligência Artificial. O intuito? Proteger os direitos de artistas, compositores e estúdios de produção face ao advento da Inteligência Artificial e o seu uso para criação de músicas.

As novidades foram dadas a conhecer pela plataforma, através do blog do YouTube, revelando aí o seu novo YouTube Music AI Incubator. O serviço pretende assim ajudar os utilizadores e criadores de conteúdo a conhecer as suas novas políticas e regras de proteção dos legítimos detentores de direitos de autor sobre as músicas.

YouTube anuncia Princípios de Inteligência Artificial para a Música

YouTube Music AI Incubator

O YouTube acaba de publicar o primeiro conjunto de princípios de Inteligência Artificial para a Música, lançado para tal o seu YouTube Music AI Incubator. Na prática, dando o pontapé de saída com os artistas, compositores e produtores da Universal Music Group.

Os três princípios fundamentais de Inteligência Artificial para a música do YouTube estão enraizados no seu compromisso de colaborar com a indústria da música. Isto com inovação ousada e responsável no espaço.

São 3 os novos Princípios de Inteligência Artificial para a Música no YouTube

  • Princípio n.º 1: a IA está aqui e será adotada com responsabilidade junto dos parceiros musicais. À medida que a IA generativa revela novas formas ambiciosas de criatividade, o YouTube e os nossos parceiros na indústria da música concordam em desenvolver a nossa longa história colaborativa. Isto para abraçar de forma responsável este campo em rápido avanço. O objetivo é estabelecer uma parceria com a indústria da música para capacitar a criatividade de uma forma que melhore a nossa busca em conjunto por uma inovação responsável.

  • Princípio n.º 2: a IA está a inaugurar uma nova era de expressão criativa. Porém, deve incluir proteções apropriadas e abrir oportunidades para os parceiros musicais que decidirem participar. O YouTube está a continuar a trilhar o seu caminho no que diz respeito à proteção do trabalho criativo dos artistas no YouTube. Ao longo dos anos, fizeram grandes investimentos nos sistemas que ajudam a equilibrar os interesses dos detentores dos direitos de autor com os interesses da comunidade criativa do YouTube.

  • Princípio n.º 3: O YouTube desenvolveu uma organização líder da indústria no que diz respeito à confiança, à segurança e às políticas de conteúdo. A plataforma promete escalar estas políticas de modo a enfrentar os desafios da IA. A tecnológica passou anos a investir em políticas e em equipas de confiança e de segurança que ajudam a proteger a comunidade do YouTube. De igual modo, também estão a aplicar estas salvaguardas ao conteúdo gerado através da IA. Os sistemas generativos de IA podem ampliar os desafios atuais, como o abuso de marcas registadas e direitos de autor, desinformação, spam e muito mais. Mas a IA também pode ser usada para identificar este tipo de conteúdo. Como tal, vão continuar a investir na tecnologia baseada em IA que nos ajude a proteger a comunidade de espetadores, criadores, artistas e compositores, desde o Content ID até às políticas e deteção e sistemas de fiscalização que mantêm a plataforma segura nos bastidores.

Programa YouTube Music AI Incubator reunirá grandes nomes

A plataforma YouTube também anunciou o YouTube Music AI Incubator. Este é o seu novo programa que promete reunir alguns dos artistas, compositores e produtores mais inovadores da atualidade. Isto para ajudar a veicular a abordagem do YouTube à IA generativa na música.

Mais concretamente, a incubadora vai começar com um pequeno grupo de artistas dos mais diversos géneros musicais da Universal Music Group. Este grupo inclui, Anitta, Björn Ulvaeus, d4vd, Don Was, Juanes, Louis Bell, Max Richter, Rodney Jerkins, Rosanne Cash, Ryan Tedder, Yo Gotti, e o Espólio de Frank Sinatra, entre outros.

YouTube is taking a forward-thinking approach to artificial intelligence. The company announced an AI music incubator on Monday — partnering with major artists, labels and producers to gather insights on AI experiments and research.CEO Neal Mohan published a blog today… pic.twitter.com/P6OD3xRFbb

— AI Authority (@Authority_AI) 21 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.