Um problema que todas as produtoras de jogos online enfrentam constantemente são os cheats. A Valve possui o Counter-Strike: Global Offensive (CS GO), um dos jogos mais competitivos do mundo e neste jogo, a batota também não é exceção.
Várias empresas têm enfrentado este problema da sua maneira. A Valve tem enfrentado a situação criando o overwatch (não o jogo mas o sistema anti-cheat baseado na comunidade). O overwatch é um sistema em que basicamente os outros jogadores considerados capazes de detectar cheaters vêem as partidas onde foram reportados jogadores e o seu comportamento decidindo no final se o jogador é cheater ou não.
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Bem, sou honesto. Como antigo jogador de CS GO, este sistema não funciona. Por vezes o jogador errado pode ser denunciado por falsas suspeitas e acabar por ser banido às custas de jogadores com más intenções no overwatch.
O próprio anti-cheat da Valve é bastante mau. É lento a detectar os cheats e se pagares um cheat privado à pessoa que o faz dificilmente és detectado, sendo que pode demorar meses para que isso aconteça. Está óbvio que a Valve não acompanha os programadores de cheats.
Numa conversa na página do Reddit do CS GO um utilizador perguntou à Valve o porquê de esta não implementava uma auto-deteção para um cheat chamado spinbot - um cheat que faz com que o mira do jogador se movimente sozinha e mate todos os inimigos por perto numa questão de segundos.
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A resposta do porta-voz da Valve foi simples. Não pode ser feito porque poderia confundir jogadores a usar esse cheat com jogadores que realmente joguem bem. Então o porta-voz falou que a abordagem ao problema teria que ser diferente.
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A solução passaria por usar uma inteligência artificial que aprendesse durante as partidas o comportamento dos jogadores, distinguindo os comportamentos de cheaters e de jogadores honestos. Seria assim que a Valve poderia fazer frente aos programadores dos cheats e aos cheaters.
Mas segundo o porta-voz, este sistema precisará de muito poder de processamento para que consiga aprender bem,contudo, ao que parece, a Valve já está a trabalhar neste sistema.
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