A Apple prepara-se para revelar o iOS 18 na próxima edição da WWDC 24. Os rumores apontam para uma grande atualização, que será referida como "uma das maiores reformulações na história do iOS".
A grande novidade deve estar na integração profunda de inteligência artificial (IA) em diversos aspetos do sistema operativo. Quem o diz é Mark Gurman, da Bloomberg. A fonte avançou com detalhes sobre as funcionalidades de IA que podemos esperar no iOS 18, iPadOS 18 e macOS 15.
Ao que parece, a Inteligência Artificial vai chegar praticamente a todo o lado. O Safari, Fotografias e Notas passarão a ter funções com IA. Já a Siri e as notificações receberão melhorias significativas, tais como resumos inteligentes.
Novidades com Inteligência Artificial a esperar no iOS 18
- Safari mais inteligente: a navegação no Safari vai ficar mais intuitiva com a ajuda da IA. Espera-se que o Safari beneficie de edição de fotos baseada em IA, pesquisa reformulada e pesquisa Spotlight aprimorada. Com isso esperam-se resultados mais rápidos e precisos.
- Siri com personalidade: a assistente virtual da Apple, Siri, prepara-se para uma grande reformulação. As interações por voz serão mais naturais, graças à tecnologia LLM (grande modelo de linguagem) proprietária da Apple. Além disso, a Siri poderá gerar respostas automáticas para mensagens e emails, com base no contexto das conversas.
- Notificações e resumos inteligentes: as notificações poderão finalmente deixar de ser um fardo. O iOS 18 apresentará resumos inteligentes que condensam notificações e mensagens perdidas. Esses resumos também estarão presentes em páginas na web, notas e documentos.
- Transcrição de voz e emojis personalizados: a acessibilidade vai ficar melhor com a introdução da transcrição direta de gravações de voz. Além disso, os utilizadores poderão criar emojis personalizados. Estes serão sugeridos automaticamente à medida que escrevem.
- Ecrã principal mais personalizável: as opções de personalização do ecrã principal do iOS vão expandir-se. O iOS 18 deve finalmente permitir aos utilizadores colocar ícones de apps em qualquer sítio do ecrã. E também deverá ser possível alterar a cor de fundo, para maior personalização.
Este novo conjunto de funcionalidades de IA da Apple é conhecido internamente como "Project Greymatter". Gurman revela que as tarefas de IA menos exigentes serão executadas nos próprios dispositivos. Mas as que requerem mais recursos deverão ser processadas na cloud.
A WWDC 2024 está marcada para 10 de junho. Por isso já não teremos de esperar muito ver estas novidades confirmadas no evento.