Inteligência Artificial pode causar próximo colapso financeiro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnologia de IA pode vir a ser responsável pelo próximo colapso financeiro. Quem o diz é o presidente da SEC que chega mesmo a afirmar que “é quase inevitável” que tal aconteça.

O alto executivo apela a que seja desenvolvida legislação cruzada que inclua a forma como os modelos de IA estão a ser utilizados pelas entidades financeiras de Wall Street.

Dependência de modelos IA pode levar ao caos económico

imagem de notas de 20, 50, 100, 200 e 500 euros
Vários bancos norte-americanos já adotaram modelos de IA generativa Crédito@Angelolucaiannaccone/Pixabay

Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), acredita que a dependência de modelos de IA, no setor financeiro, pode levar ao caos económico e colapso, dentro de uma década.

Em declarações aos Financial Times, o responsável afirmou que, mais tarde, todos vão perceber que existiu um agregador de dados ou um modelo que terá sido a causa para o colapso financeiro.

Para evitar o caos económico, o responsável apelou à criação de legislação cruzada para Inteligência Artificial que tanto inclua os modelos subjacentes de IA como a forma como estes modelos são utilizados pelas entidades financeiras, nomeadamente os bancos.

Afirma Gary Gensler que esta é “uma questão horizontal em que muitas instituições podem confiar no mesmo modelo de base subjacente ou agregador de dados subjacente." O que, na opinião deste responsável, será a origem do próximo colapso financeiro.

Vários bancos de Wall Street adotaram já IA generativa

As preocupações do presidente da SEC surgem depois de vários bancos de Wall Street terem adotado, com entusiasmo, a tecnologia de Inteligência Artificial generativa.

O Morgan Stanley tem um assistente IA, baseado no modelo GPT4 da OpenAI, para auxiliar os seus trabalhadores a aceder a informações de mercado. Já o JPMorgan conta com o IndexGPT, um modelo IA patenteado, para ajudar a escolher os títulos para investimento.

Enquanto estas entidades financeiras adotaram o uso desta tecnologia, a Goldman Sachs, Deutsche Bank e o Bank of America proibiram os seus funcionários de usar o ChatGPT no local de trabalho.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt