Apple pode estar a trabalhar numa versão do Vision Pro mais barata

Mónica Marques
Mónica Marques
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No início do próximo ano, o Apple Vision Pro vai finalmente chegar ao mercado e os utilizadores interessados com orçamentos menos generosos podem ter boas notícias.

Parece que a empresa de Cupertino está a trabalhar numa versão mais acessível do headset que poderá custar entre 1.500 e 2.500 dólares ao invés de 3.500 dólares.

Apple corta nas especificações para reduzir preço de Vision Pro

imagem de uma pessoa a usar o Apple Vision Pro
O Apple Vision Pro vai chegar ao mercado no início do próximo ano Crédito@Apple

O Apple Vision Pro pode chegar ao mercado com uma versão mais acessível. A informação chega através de Mark Gurman, jornalista da agência Bloomberg. Mas para conseguir um custo final mais barato, a Apple terá de fazer concessões.

A solução é reduzir no hardware. De acordo com as informações divulgadas, nesta versão barata do headset, a empresa de Cupertino poderá remoer o recurso EyeSight. Recorde-se que esta funcionalidade permite que os olhos do utilizador sejam vistos através de um ecrã externo.

Esta pode ser uma forma simples de reduzir custos, uma vez que a funcionalidade não altera, em nada, a experiência do utilizador quando está a usar o Vision Pro.

Anteriormente, Mark Gurman, tinha também adiantado que a Apple pode substituir o atual processador do headset por um chip mais acessível – por exemplo, o chip incluído no iPhone. Outras soluções para reduzir custos será a diminuição da resolução dos ecrãs, assim como a integração de menos sensores.

Apple tem na Meta uma concorrência feroz

Já se sabe que o preço do Vision Pro vai rondar os 3.500 dólares para o mercado norte-americano, ou seja, aproximadamente 3.320 euros. Parece que a ideia é que a variante mais acessível tenha um custo entre os 1.500 dólares e 2.500 dólares – entre os 1.420 euros e os 2.370 euros.

O custo final do Vision Pro pode ser um obstáculo para o seu sucesso de vendas, sobretudo porque a Meta está já bem estabelecida neste nicho de mercado e representa uma forte concorrência para a empresa de Cupertino.

Os preços que a Meta pratica nestes produtos é também significativamente diferente. Por exemplo, o seu equipamento mais caro, Meta Quest Pro, tem um custo de 999 dólares, aproximadamente 950 euros.

Para já, ainda não há confirmação oficial de que uma variante mais acessível do Vision Pro chegue ao mercado. E, como habitualmente, a Apple espera que as especificações de topo do seu headset, juntamente com a capacidade de integração do Vision Pro com a restante linha de produtos da “maçã”, o tornem um sucesso de vendas.

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Mónica Marques
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Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt