Inteligência Artificial da Samsung consegue criar vídeo a partir de uma foto

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung está a desenvolver em Moscovo uma inteligência artificial que consegue criar avatares falantes de fotografias sem modelação 3D. A equipa de pesquisa publicou um documento detalhando como foi possível desenvolver uma IA do género.

Tradicionalmente, seriam necessárias várias imagens para criar um modelo de cabeça falante. No entanto, a nova técnica só requer duas, três ou mesmo apenas uma imagem de referência.

Um dos engenheiros, Dmitry Ulyanov, publicou um exemplo no Twitter. explica que apesar de ser possível criar o modelo só com uma imagem, o resultado final é melhor com mais exemplos. Mais imagens levam a um realismo maior.

A Samsung explica que o primeiro passo é a criação de uma rede que liga frames relacionadas com as faces dos sujeitos. Utilizando esses dados, o sistema cria um gerador de faces em vídeo. Finalmente, o sistema analisa o realismo e pose dos frames gerados.

Como pode ser utilizado em termos práticos

Com este sistema, foi possível criar avatares animados do Leonardo Da Vinci, Mona Lisa, Salvador Dali e Marylin Monroe. O sistema utiliza a base de dados VoxCeleb2, que contém centenas de vídeos de entrevistas a celebridades.

Esta técnica de captura e aprendizagem de faces pode vir a ser extremamente útil para presença virtuais. Conferências de vídeo teriam uma dinâmica completamente diferente se a pessoa pudesse apenas utilizar a sua voz com uma réplica virtual.

Existem também aplicações interessantes para video-jogos, na captura de imagens de actores para as personagens. A técnica de Motion Capture pode ser eventualmente substituída por estes avatares. Filmes com efeitos especiais podem também beneficiar desta inteligência artificial.

Contudo, existe sempre a utilização negativa que neste caso seriam os deep fakes. Os deep fakes são modelos falsos de celebridades posteriormente utilizados para vídeos de conteúdo adulto.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.