O BPI foi distinguido com o prémio de “Best Use of Tech in Consumer Payments” nos Pay Tech Awards 2023, organizados pela Fintech Futures. Em causa está a sua assistente virtual que surpreendeu os responsáveis e já ajuda os clientes em Portugal.
A solução premiada foi o Assistente Virtual (AV) do BPI, que tem por base tecnologia de Inteligência Artificial (IA) desenvolvida pela AgentifAI. Uma solução agora premiada e que mostra o que de bom também se faz em solo luso neste importante campo da IA.
Assistente Virtual do BPI conta com IA totalmente portuguesa
O AV (assistente virtugal) é uma solução nova de atendimento nas linhas de apoio telefónico (Cartões e BPI Direto). Aliás, é algo que os clientes do BPI já podem ter utilizado para agilizar uma miríade de tarefas simples, mas importantes.
Com efeito, esta solução permite efetuar pagamentos ativados por voz, ativar cartões de débito e crédito, consultar saldos de conta, ou obter informações sobre o extrato do cartão de crédito. Além disso, também permite fazer transferências, entre outros serviços, por meio de uma simples chamada telefónica.
Inteligência Artificial simplifica o uso de vários serviços do BPI
A solução melhora significativamente a experiência self-service dos clientes do BPI, segundo aponta a própria instituição. Além disso, potenciando a capacidade de serviço deste canal de comunicação entre o banco e o Cliente e estando disponível 24x7.
Assistente Virtual do BPI foi desenvolvida pela portuguesa AgentifAI
A solução desenvolvida pelo BPI e a AgentifAI permite manter uma conversa natural e humanizada em processos de atendimento ao cliente, de forma completamente autónoma.
Fá-lo através do uso de técnicas avançadas de processamento de linguagem natural, desenho de experiência conversacional e tecnologias de Inteligência Artificial.
Segundo Sérgio Miguel Santos, diretor-executivo da Banca Digital do BPI, destaca que a assistente virtual do BPI é um serviço inovador que oferece ao cliente uma forma muito simples. É uma forma eficiente de efetuar pagamentos, transferências e outras operações.
Tal como aponta o próprio "Acreditamos que os pagamentos ativados por voz, com o apoio de tecnologias de Inteligência Artificial são um grande passo em frente na experiência de pagamento dos consumidores. Por isso, estamos muito satisfeitos com este reconhecimento internacional”.
Já para Rui Lopes, CEO da AgentifAI, destaca-se o contributo da empresa para o desenvolvimento da Inteligência Artificial em Portugal.
Aqui referindo que “a AgentifAI é a única empresa portuguesa, e uma das poucas no mundo, a disponibilizar assistentes digitais em canal telefónico expostas ao consumidor final, em indústrias reguladas, que realmente funcionam com uma boa experiência. Tecnologias que trazem valor acrescentado às empresas e aos consumidores.
A distinção nos Paytech Awards é o quinto prémio internacional ganho por soluções suportadas pela tecnologia da Agentifai e demonstra que a tecnologia desenvolvida em Portugal tem alta qualidade e relevância internacional. Assim, colocando-nos, juntamente com os nossos clientes, na vanguarda do setor”.
Por fim, os PayTech Awards são organizados pela Fintech Futures, da Informa Connect. São celebrados para reconhecer a excelência e a inovação no uso de tecnologias de informação nos setores bancário e financeiro em todo o mundo, bem como as entidades que as desenvolvem.
Editores 4gnews recomendam: