Apple-iPhone-6s-teardown-6

Um dos trunfos do iPhone é a excelente interação que existe entre o hardware e o software do equipamento. A Apple está diretamente envolvida na produção dos componentes que compõe os seus equipamentos, mas não pensem que ela o faz sozinha.

Olhando para o caso particular dos seus processadores, temos atualmente marcas como a TSMC e Samsung a produzirem os processadores da gigante de Cupertino. Acontece que a próxima geração de processadores poderá vir a ter uma nova marca envolvida, neste caso a Intel.

   

A Intel é sem dúvida uma das gigantes no desenvolvimento de processadores, embora a sua participação no mercado móvel não seja tão bem sucedida como a da Qualcomm. Porém especula-se que exista já uma equipa de trabalho, a rondar as 1000 pessoas, envolvidas no desenvolvimento do próximo processador Apple. A principal razão desta nova parceria prende-se pelo suposto interesse da Apple no novo modem LTE 7360 da Intel para o iPhone 7.

Este novo modem 7360 deverá ainda incluir suporte para a tecnologia CDMA, o que a confirmar-se a sua presença no próximo iPhone ajudará a Apple a afirmar-se ainda mais no mercado chinês, já que algumas das conexões existentes por esses lados incluem um mistura entre LTE e CDMA. A próxima geração do iPhone poderá contar com um modem LTE de duplo canal, com a efetiva aplicação do modem 7360 da Intel e ainda o 9X45 da Qualcomm.

Para terminar existe ainda quem refira que a Apple quer também redesenhar o seu SoC, indo mais uma vez de encontro aos novos SoC da Intel de 14nm. Estas dimensões mais reduzidas podem não serem essenciais no caso de um iPhone, mas se tivermos em conta o Apple Watch, qualquer redução de tamanho é sempre bem-vinda.

Importa referir que todas estas informações são fruto de rumores, mas costuma-se dizer que onde há fumo há fogo. Todas estas novas tecnologias em desenvolvimento pela Intel são interessantes, prometendo um aumento de eficiência e performance. Esperemos pelos próximos capítulos para ver se tudo isto se verificará.

Talvez queiras ver: