Intel apresenta o seu primeiro modem 5G com velocidades fantásticas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O 5G é uma das tecnologias de que mais se tem falado ultimamente. O novo padrão de conectividade móvel está definido e é agora tempo de criar as infraestruturas necessárias para o suportar. Nesse sentido, a Intel já cumpriu com o seu dever nesta matéria.

Este novo padrão de conectividade é bastante aguardado pelos utilizadores. O 5G promete-nos velocidades de download bastante superiores às que podemos usufruir hoje em dia com o 4G e demais padrões.

Vê ainda: Google Play Store: 13 aplicações Premium que estão agora Grátis

No entanto, até lá é necessário um período de adaptação. Em primeiro lugar, as operadoras de telecomunicações têm de criar as infraestruturas necessárias para o efeito. Em segundo lugar, é necessário dispositivos que possam tirar total proveito dessas infraestruturas.

No que respeita aos smartphones, são já várias as empresas que declararam a sua intenção em abraçar o 5G. No entanto, estas necessitam do hardware necessário e compatível com este padrão.

Intel apresenta o seu modem 5G XMM 8160

Assim sendo, hoje a Intel apresentou-nos o seu modem XMM 8160 preparado para a conectividade 5G. Este é um grande marco para a empresa norte-americana, porque conseguiu antecipar em seis meses o desenvolvimento deste modem.

De acordo com o que foi revelado pela Intel, o modem XMM 8160 será capaz de atingir velocidades de até 6Gbps de download. Com efeito, temos aqui velocidades de três a seis vezes superiores aos padrões de hoje em dia.

Este XMM 8160 é um chip capaz de suportar vários standards. Nesse sentido, este modem é capaz de suportar 5G NR SA e NSA. Além disso, este terá retrocompatibilidade com 4G, 3G e 2G.

Segundo a própria Intel, isto significa que os produtores poderão produzir equipamentos com designs mais pequenos e dispositivos mais económicos. Já para os utilizadores, significa que mesmo em zonas que não suportem o 5G poderão usufruir dos padrões anteriores.

Quanto à sua chegada ao mercado, os primeiros smartphones com o modem XMM 8160 deverão aparecer a partir da primeira metade de 2020. No entanto, a Apple será das poucas a adotar este modem da Intel. Por outro lado, empresas como a Samsung, Nokia, Xiaomi, LG ou OnePlus deverão adotar o modem da Qualcomm.

Editores 4gnews recomendam:

Apple lidera vendas do Dia dos Solteiros na China superando a Huawei

Xiaomi acusada de enganar os fãs no Reino Unido…com razão de ser!

Google anuncia novidades para o Google Gboard que vais gostar

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.