A Microsoft deu mais um passo importante no seu esforço de criar um ecossistema com o Android. Para tal, dará aos utilizadores do Windows 11 a possibilidade de aceder ao seu smartphone através do Explorador de Ficheiros.
Esta novidade visa simplificar a interação entre as duas plataformas. Os processos de movimentação de ficheiros entre ambas passará a ser muito mais simples e intuitivo.
O teu smartphone Android aparecerá como qualquer dispositivo USB
Em primeiro lugar, importa sublinhar que esta funcionalidade ainda está em fase de testes. Nesse sentido, apenas os participantes do programa Windows Insider e com a versão beta da aplicação Vinculo ao Telemóvel têm acesso a esta novidade.
Se fazes parte deste leque, eis os passos que deves seguir para ativar esta opção:
- Ir às Definições do Windows 11
- Selecionar Bluetooth e dispositivos
- Selecionar Dispositivos móveis
- Carregar em Gerir dispositivo para conectar o teu smartphone ao PC
- Na janela que surgir habilitar o acesso ao Explorador de Ficheiros
A integração dos smartphones Android no Explorador de Ficheiros do Windows 11 será bastante simples. O primeiro aparecerá como qualquer outro dispositivo USB no menu do lado esquerdo.
Ao aceder ao mesmo, verás todos os ficheiros e pastas armazenadas na memória interna do teu Android. A partir daí, poderás realizar as operações que desejares sem grandes complicações.
Ou seja, será possível copiar ficheiros, alterar o seu nome ou mesmo apagá-los. Por outras palavras, o leque de funcionalidades a que todos estamos habituados a ter no Explorador de Ficheiros.
Esta integração será de maior utilidade para aqueles que trabalham constantemente com o Windows 11 e o Android. Todos os processos serão realizados sem fios, o que indica que ambos terão de estar ligados à mesma rede Wi-Fi.
A integração só funcionará com o Android 11 e acima
Convém dizer que esta integração com o Explorador de Ficheiros do Windows 11 não será para todos. Em boa verdade, será necessário ter um smartphone com o Android 11 ou acima.
Visto que estamos a caminho do lançamento do Android 15, diria que há um grande leque de utilizadores que se encaixam neste grupo. Contudo, se ainda tens um smartphone antigo, terá de mudar para algo mais recente para usufruir desta opção.