Instalas APK no teu smartphone? Temos más notícias para ti

Carlos Oliveira
Comentar

A principal vantagem do Android face ao iOS é a possibilidade de os utilizadores instalarem aplicações fora da Play Store. Contudo, esse trunfo do sistema operativo da Google poderá ter entraves no futuro.

A publicação 9to5 Google encontrou evidências na mais recente versão da aplicação da Play Store, para o impedimento da instalação de aplicações de fontes desconhecidas.

Play Store

Esta medida tem como objetivo oferecer uma nova camada de segurança ao sistema operativo mais usado em todo o mundo. Bem sabemos que o Android está bastante exposto a malwares e muitos entram, precisamente, com a instalação de aplicações fora da Play Store.

Há evidências de que esta possa ser uma opção e não uma imposição

Se já estás a pensar que este é o fim da instalação manual de APK´s no Android, calma que não será bem assim. Estranhamente, é referido que esta possa ser uma funcionalidade opcional.

Seja por que razão for, a Google poderá colocar do lado dos utilizadores a decisão de ativar, ou não, esta nova função. Uma decisão que, a confirmar-se, acaba por ser estranha. Se a ideia é impedir a instalação deste tipo de aplicações, porque entregar ao utilizador o poder de decisão?

Adicionalmente, tal como o Android está configurado hoje, já é possível barrar a instalação de aplicações fora da Play Store. Ou melhor, para poderes instalar uma APK tens de ir às definições e ativar a opção de instalação de aplicações de fontes desconhecidas.

Ainda não é certo se esta funcionalidade irá mesmo chegar aos utilizadores de forma oficial. Se isso acontecer, a Google tem de fundamentar e explicar muito bem esta nova estratégia.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.