O Instagram já tinha anunciada há uns meses que ia começar a testar a remoção de likes nas publicações em alguns países do mundo. Na verdade, no Canadá, a rede social já não mostra o número de likes aos seus utilizadores. Assim sendo, os testes vão começar a expandir-se para os Estados Unidos.
Caso a empresa decida avançar de vez com esta alteração, o mais provável é vermos os likes a serem removidos em todos os países do mundo, de forma a uniformizar a rede social e para que não haja discrepâncias de país para país.
O CEO do Instagram, Adam Mosseri, explicou que esta é uma tentativa de "aliviar a pressão" da rede social, para que os utilizadores não sintam que estão numa competição uns com os outros. Mosseri acrescenta que o objetivo é fazer com que as pessoas se sintam bem na rede social.
Influencers e empresas podem ser prejudicadas pela decisão
Para quem promove produtos, marcas ou é simplesmente uma celebridade no Instagram, remoção de likes é um problema. Afinal, à semelhança do YouTube, o número de likes é uma das métricas utilizadas para avaliar o sucesso dos conteúdos.
Caso esta alteração afete celebridades, empresas, será complicado para as mesmas perceber o sucesso das suas publicações. Além disso, é importante salientar que o Instagram suporta monetização para as publicações. Sem contagem de likes como é que se vai saber se a publicação foi rentável?
Seja como for, esta alteração ainda está em fase de testes. Contudo, não há dúvida que o Instagram pretende avançar e remover os likes. Existe ainda a possibilidade de que a alteração seja feita apenas em contas pessoais e haja alguma meta de seguidores a partir da qualquer já é possível ver os likes novamente.
Editores 4gnews recomendam:
- Primeira câmara 360 que filma 8K e cabe no bolso já é oficial (vídeo)
- Sony IMX686: vídeo e primeiras imagens mostram potencial do novo sensor
- As 8 melhores câmaras fotográficas instantâneas: Fujifilm, Polaroid e Lomography