Instagram vai banir app que expõe perfis privados

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Chama-se Ghosty e é uma app que promete permitir-te ver perfis privados, se em troca cumprires alguns requisitos. Basta "apenas" partilhares as tuas credenciais de acesso à rede social e convidar uma pessoa para utilizar a mesma app. A partir daí, conseguirás ver perfis de pessoas que optaram por tê-los privados.

De acordo com o AndroidPolice, a app resulta mas os seus utilizadores estão basicamente a entregar todos os seus dados pessoais à app e os indivíduos responsáveis pela mesma. Além disso, só permite ver um ou dois perfis antes de começar a bombardear o utilizador com anúncios ou pacotes premium.

Apesar de ser uma app onde os utilizadores entregam os dados de livre vontade, não deixa de ser uma app que facilita a invasão de privacidade. Aparentemente, o Ghosty faz uso de uma falha no kit de programação (API) do Instagram para conseguir aceder aos perfis marcados como privados.

Ao tomar conhecimento, o Facebook respondeu indicando que a app Ghosty viola as políticas de utilização da empresa. O porta-voz da rede social indica também que irá fazer um pedido formal aos responsáveis da app para que cessem atividade imediatamente. É provável que a Google tenha sido contactada também.

Ghosty já existe desde abril de 2019

A app Ghosty não é exactamente uma novidade, estando disponível para download na Play Store desde abril. Entretanto, a app já recolheu meio milhão de transferências, um grande indicador de sucesso. Além de poder visualizar perfis privados, a app ainda permite fazer transferência dos perfis.

O mais caricato é que a nem a Google ou o Facebook se tornaram cientes desta app até agora. Apps que prometem funções de invasão de privacidade são completamente proibidas na Play Store ou pelo menos deveriam ser.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp: Mais imagens mostram como será o Dark Mode
  • Facebook está a testar nova funcionalidade que vais gostar!
  • Atualização do Google Maps traz edifícios 3D ao mapa (APK download)
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.