Instagram vai "apanhar" users que mintam sobre este aspeto

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Ao que tudo indica, o Instagram vai estar mais atento à idade dos seus utilizadores. Quer isto dizer que, a partir do próximo ano, entrará em vigor uma medida que, basicamente, divide os users em dois grupos: os maiores e os menores de 18 anos.

De acordo com um relatório da Bloomberg (via Tech Radar), o grupo detentor do Instagram, a Meta, vai usar Inteligência Artificial (IA) para fazer este rastreio. Desta maneira, ao apanhar um adolescente que minta sobre a idade, alegando ter 18 anos ou mais, a rede social em questão vai transferi-lo para o outro grupo.

Os novos planos de segurança da Meta

Recorde-se que, em setembro, foram introduzidas no Instagram as contas para adolescentes, isto é, entre os 13 e os 17 anos. Na prática, a medida cria limites para quem os pode contactar e o tipo de conteúdo que podem ver no Instagram.

Instagram Facebook
Imagem Ilustrativa (via Copilot)

A título de exemplo, tudo o que forem imagens ou comentários potencialmente ofensivos são ocultados dos mais novos. No entanto, nesta fase, importa referir que as funcionalidades das contas de Instagram, dos 13 aos 17 anos, só funcionam com base na honestidade do utilizador.

Sabendo-se de antemão que, em muitos casos, há a tendência para a adulteração da idade real, é aí que entram as ferramentas de IA.

Qual é o papel exato da IA?

Segundo a diretora de produtos para jovens da Meta, a IA vai fazer uma espécie de scan ao perfil de um utilizador. Allison Hartnett avança que será usada a tecnologia para saber o conteúdo com que o user interage, a sua lista de seguidores, ou até eventuais mensagens de “feliz aniversário”.

Tudo isto, entre outros aspetos, serão usados para “apanhar” quem estiver a mentir sobre a sua idade no Instagram. No caso do Instagram detetar adolescentes que usam conta de adultos, estes serão automaticamente remetidos para a conta de adolescente.

Como referido anteriormente, o plano deverá entrar em vigor já no início de 2025. As novas leis de segurança surgem, depois de muito se ter falado sobre o impacto das redes sociais, como o Instagram, na saúde mental dos mais novos.

A própria Meta o admitiu, num relatório da empresa, ao referir que “nós pioramos os problemas de imagem corporal para uma em cada três adolescentes”.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.