O Instagram tornou-se ao longo dos últimos anos numa das mais populares redes sociais de sempre, aglomerando muitos milhões de utilizadores ativos todos os dias.
Muitos destes utilizadores, decidiram tornar as suas contas privadas, de forma a conseguirem ter um maior controlo sobre quem consegue ver as suas publicações. Se és um desses utilizadores, é melhor teres cuidado, pois a tua conta não é tão privada como poderias pensar.
É muito simples ter acesso a fotos e vídeos de contas privadas no Instagram
Ao contrário do que poderias pensar, é relativamente simples conseguir ter acesso e partilhar conteúdo publicado numa conta privada do Instagram. No entanto, existe um pequeno detalhe fundamental que poderá tornar o processo ligeiramente mais complicado em algumas situações.
Para conseguir ter acesso ao URL que dá acesso a determinado vídeo ou foto, precisas de ter autorização para ver o conteúdo da conta. No entanto, depois de conseguires aceder aos URLs, qualquer pessoa com quem partilhes a informação, vai conseguir ver o conteúdo mesmo sem ter sequer conta registada na rede social.
Além disso, o acesso a estes URLs, permite que qualquer pessoa faça o download do conteúdo "alegadamente privado" para os seus computadores, sem que o utilizador seja informado.
Como fazer para partilhar este conteúdo "privado"
Através da versão web do Instagram, basta utilizar a funcionalidade para analisar o código fonte da página, presente em praticamente todos os browsers. Depois, basta localizar o URL da imagem ou vídeo em questão, e fazer um simples 'copy/paste'.
É estupidamente fácil tornar conteúdo privado no Instagram, extremamente público. Não há dúvida que esta é uma falha de segurança grave para com a privacidade dos utilizadores, especialmente quando lhes é oferecida uma opção para tornar as suas contas privadas.
Muito provavelmente a rede social irá criar algum tipo de proteção que deixe de permitir o fácil acesso aos URLs de conteúdos privados. No entanto, não foi ainda emitido nenhum comentário oficial referente a este problema.
Editores 4gnews recomendam:
- Rússia acusa Google e Facebook de correr anúncios políticos sem autorização
- Cuidado! Facebook expõe números de telefone de 200 milhões de utilizadores
- Facebook sem contagem de likes? É o que a empresa está a ponderar