Recentemente, tem surgido filtros que simulam cirurgia plástica no Instagram. Com a justificação de que querem criar uma experiência positiva para os seus utilizadores, a rede social está a banir a maioria desses filtros, os mais famosos sendo o "Plastica" e "FixeMe".
Estes filtros surgiram na sequência da possibilidade de utilizadores criarem os seus próprios filtros. À semelhança do Snapchat, os filtros partilhados podem ser descarregados e utilizados por outras pessoas, espalhando-se rapidamente na plataforma.
O filtro Plastica mostrava simulações de injeções nos lábios ou implantes faciais. Já o filtro FixMe simulava as marcas com caneta que um cirurgião plástico costuma fazer como procedimento antes da operação. Nenhum dos filtros está disponível no Instagram.
A verdade é que o Instagram é uma rede social bastante focada nas aparências, visto que os seus utilizadores interagem através de fotografias e não texto, ao contrário do Twitter, por exemplo. Assim sendo, esta decisão parece refletir uma tentativa de melhorar a imagem pública da rede social.
Criador do FixMe acusou o Instagram de hipocrisia
Após a remoção dos filtros, o criador do FixMe, Daniel Mooney, fez algumas afirmações sobre a situação. O criador disse que o propósito do filtro era criticar a cirurgia plástica e não promove-la. Além disso, Mooney salientou o facto de que as pessoas mais seguidas no Instagram estão "cheias" de plásticas.
Mooney estava provavelmente a referir-se a Kim Kardashian e a sua família, que possuem das contas com mais seguidores na rede social. Por outro lado, Mooney parece estar a contradizer-se pois a descrição do seu filtro diz "vive a tua fantasia de cirurgia plástica", apesar de ter dito que não promove tais acções.
Editores 4gnews recomendam:
- Android continua a ter um grande problema chamado fragmentação
- Mensagens Google: versão web está ainda mais completa com a nova integração! Descobre como
- Sony Xperia 1 Professional Edition: a edição melhorada para fotógrafos