Instagram para Android já tem Dark Mode, mas não é para todos!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Instagram já ganhou o Dark Mode para iOS, agora é a vez do Android. Contudo, não é para todos os utilizadores. O Facebook, empresa que domina o Instagram, decidiu implementar a característica apenas para os utilizadores do Android 10 que tem o Dark Mode ativo no smartphone. (PS: Alguns utilizadores sem Android 10, estão a referir nos comentários deste artigo que mesmo assim receberam o Dark Mode no Instagram. Não sabemos o critério para tal, pelo menos para já.)

Dada a enorme fragmentação do sistema Android, só alguns smartphones Pixel é que têm a possibilidade de ter o Dark Mode na aplicação. Não deixa de ser estranho a aplicação não dar a possibilidade de ativar o Dark Mode a todos os utilizadores nas definições.

Vantagens do Dark Mode nas aplicações

  • Poupa mais bateria no smartphone
  • Não magoa os olhos em utilização noturna

Estas são as principais vantagens do Dark Mode numa aplicação. Ainda assim, temos também o fator estético. Pessoalmente tenho preferido ter as minhas aplicações em modo escuro mesmo sem ter a funcionalidade no sistema. Ou seja, as que são possíveis ativar o Dark Mode, tem o modo ativo.

Ainda não temos ideia se o Instagram mudará a filosofia relativamente a esta opção. Pessoalmente acredito que seria uma maior vantagem. Afinal de contas basta mudar as tonalidade das cores que aparecem no ecrã e só ficas a ganhar.

Facebook poderá ser o próximo

Depois do Instagram, também se espera que o Facebook seja a próxima aplicação a ter a funcionalidade. Sendo que estas são , na maior parte das vezes, as aplicações mais utilizadas num smartphone. Acredito plenamente que quem usa estas Apps sentirá uma grande diferença a nível de autonomia no equipamento quando o Dark Mode estiver ativo.

Ainda assim, vale a pena salientar que não existem grandes vantagens em ter o Dark Mode ativo só quando o sistema o tem. Há quem prefira ter o sistema com tonalidades "normais" e ativar a funcionalidade em determinadas aplicações.

Editores 4gnews recomendam:

  • És cliente NOS? Aproveita 10GB de internet móvel grátis só por baixares a sua aplicação!
  • "Pai do Android" revela smartphone com um design que não vais acreditar!
  • Fornecedor de ecrãs da Apple está à beira da falência
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.