Os valores estão ainda longe dos que são pagos a muitas estrelas do futebol, mas a Meta estará mesmo apostada em desviar muitos criadores de conteúdos do TikTok para o Instagram. E em pagar (muito) bem.
A ideia passa por acenar não só com o pagamento de bónus a quem trabalhar em exclusivo para criar ‘Reels’, mas também por fazer pagamentos a quem publicar os seus pequenos vídeos no Instagram antes das outras plataformas.
A Meta ainda não confirmou oficialmente esta estratégia, mas o site The Information (acesso pago) confirma a prática e até avança com valores.
Entre 10 e 50... mil dólares
A notícia está também a ser avançada pelo The Verge, com informação de que a Meta está a oferecer entre 10 mil e 50 mil dólares por mês a criadores de conteúdos do TikTok selecionados.
A prática surge numa altura em que a rede social da ByteDance está a passar por uma fase de incertezas no mercado norte-americano, apesar do volte-face decidido por Donald Trump, que ontem assinou uma ordem executiva para adiar, por 75 dias, a proibição do TikTok nos EUA.
A Meta parece querer aproveitar esta fase mais caótica para desviar os criadores de conteúdos de vídeo, embora existam reservas quanto à eficácia da medida. Refere o The Verge que já em 2021 o Instagram tinha lançado um programa de pagamentos para atrair os criadores de Reels, mas a redução progressiva desses pagamentos levou os criadores a abandonarem a plataforma, até ao encerramento do programa.
Por outro lado, a mesma fonte dá conta do descontentamento de “alguns criadores” em relação às recentes medidas da Meta, relativas sobretudo à verificação de factos e às tentativas de aproximação à nova administração Trump.
Apesar de a Meta não ter ainda respondido à tentativa do The Verge para confirmar os novos pagamentos, a verdade é que o Instagram continua a trabalhar em várias frentes para competir diretamente com o TikTok e tem mesmo novidades neste capítulo.
O mais recente anúncio foi feito pelo próprio CEO do Instagram, Adam Mosseri, quando anunciou o lançamento da nova aplicação de edição de vídeos “Edits”, para competir com o CapCut, da ByteDance, bem como várias alterações à interface e à componente de Reels do Instagram.