A empresa de anúncios Hyp3r foi retirada da plataforma de anúncios do Instagram por quebrar a política de dados da rede social. Segundo a nvestigação do Business Insider, a empresa colecionava a localização de milhares de utilizadores, através de publicações públicas.
O Business Insider também afirmou que a Hyp3r gravava os Instagram Stories. Posteriormente, a empresa recolhia dados públicos dos utilizadores como o número de seguidores ou descrição na biografia.
Embora os dados recolhidos sejam públicos, não deixa de ser um comportamento suspeito, que levou à expulsão por parte do Instagram. A empresa já não poderá mais publicar anúncios no Instagram, possivelmente por tempo indefinido.
A Hyp3r fez algo semelhante com o Facebook
A investigação afirma ainda que a Hyp3r aproveitou o escândalo da Cambridge Analytica para explorar o sistema de privacidade do Facebook. Supostamente, a empresa criou um sistema que conseguia dar a volta às restrições da rede social e recolher localizações de utilizadores.
O diretor da Hyp3r, Carlos Garcia, entretanto respondeu e afirmou que sempre cumpriu os protocolos de privacidade do Facebook e as suas redes sociais. Em resposta, um porta-voz do Facebook desmentiu Garcia dizendo que a empresa quebrou os protocolos.
A verdade é que o Facebook mantinha a Hyp3r na sua lista de parceiros de marketing autorizados. Parece que o Facebook deu demasiada confiança à empresa, visto que conseguiu aceder aos dados mencionados acima.
O que achas? Considerando os problemas de privacidade do Facebook será esta uma história de 'diz o roto ao nu'? Diz-nos a tua opinião na caixa de comentários.
Editores 4gnews recomendam:
- Como tirar um print no PC de 7 maneiras diferentes
- Samsung justifica a remoção do jack de 3.5mm no Galaxy Note 10
- Vivo S1 chegou com sensor biométrico debaixo do vidro e grande bateria