Incrível! Nvidia cria clone digital da Terra para prever mudanças climáticas

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

A Nvidia informou, num comunicado de imprensa, que criou um clone do planeta Terra. Como refere a empresa, este tem o potencial de ajudar os meteorologistas a identificar padrões climáticos globais.

De acordo com a Futurism, esta tecnologia da Nvidia ultrapassa toda uma “escala sem precedentes”. O clone em questão chama-se Earth-2. Este poderá ser útil para fazer recuperações financeiras, em consequência dos prejuízos causados pelas alterações climáticas.

Como é que os clientes podem ter acesso ao Earth-2? A mesma fonte de informação revela que basta aceder através de uma API. Esta permite que se criem emulações geradas por IA que permitem “acelerar a entrega de simulações interativas e de alta resolução que vão desde a atmosfera global e cobertura de nuvens locais até tufões e turbulência”, tal como refere a empresa no comunicado.

Com esta inovação, a Nvidia tem o objetivo de prevenir eventuais desastres naturais. Outro objetivo da empresa passa por melhorar as previsões meteorológicas.

A Nvidia refere que o Earth-2 é 1000 vezes mais rápido

Earth2IA
Imagem Ilustrativa (via Copilot AI)

Ainda sobre o Earth-2, a Nvidia refere que a sua invenção é 1000 vezes mais rápida a gerar imagens do que outras plataformas. A empresa americana considera também que é 3000 vezes mais eficiente em questões de energia.

Sobre os benefícios do Earth-2, o CEO da Nvidia reflete sobre a situação climática global. Para Jensen Huang, são “alarmantes” os sucessivos relatos de secas, furacões e outros desastres. De forma a prevenir tudo isso, o próprio acredita que o Earth-2 pode ajudar a moderar os efeitos causados.

Já existem entidades governamentais interessadas no Earth-2

Quanto à invenção da Nvidia, já existem entidades governamentais interessadas. Uma delas é a Administração Meteorológica Central de Taiwan, que quer usar o Earth-2 para saber em que pontos os tufões os irão atingir (via Futurism).

Outra grande empresa americana, a Weather Company, também terá intenções de usar o Earth-2. O objetivo da empresa é conseguir monitorizar o impacto das alterações climáticas.

Acompanhar a Nvidia é saber que a empresa se destaca pelos seus processadores e placas gráficas. Ao que tudo indica, a Nvidia está a pôr todo o seu conhecimento de Inteligência Artificial ao serviço de um bem maior.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.