
A corrida pela velocidade máxima nos superdesportivos ganhou um novo campeão. Depois de quebrar o recorde mundial em agosto, ao atingir 472,41 km/h, o BYD Yangwang U9 superou a sua própria marca e atingiu agora 496,22 km/h em testes oficiais na Alemanha.
Para termos uma noção do significado da nova conquista do hipercarro elétrico chinês, a marca supera o lendário Bugatti Chiron Super Sport 300+ e aproxima-se dos 500 km/h.
Um supercarro elétrico mais rápido do que um Bugatti
O recorde foi registado no circuito oval de alta velocidade da ATP Papenburg. O BYD Yangwang U9 Xtreme deixou para trás os 490,48 km/h do Bugatti e ampliou a distância face a rivais como o Aspark Owl (438,7 km/h). Até o Jesko Absolut da Koenigsegg, que vive de simulações e recordes parciais, ficou para trás.
Para celebrar o feito, a BYD rebatizou o modelo: de Track Edition passou a chamar-se oficialmente Yangwang U9 Xtreme. E não foi apenas em velocidade que brilhou, o carro também completou uma volta em Nürburgring Nordschleife em 6:59.157, batendo o recorde de produção elétrica do Xiaomi SU7 Ultra.
Potência elétrica de quase 3.000 cv

O Yangwang U9 Xtreme assenta numa plataforma elétrica de 1.200 V, desenvolvida para suportar temperaturas extremas sem perda de rendimento.
O conjunto mecânico impressiona:
- 4 motores elétricos independentes, um por roda
- Potência combinada de 2.978 cv (2.220 kW)
- Regime máximo de 30 mil rpm por motor
- Vetorização de binário que atua mais de 100 vezes por segundo
Com uma relação potência-peso de 1.217 ps por tonelada, o hipercarro consegue alcançar velocidades perto dos 500 km/h sem comprometer a estabilidade.
Design e aerodinâmica pensados para a pista

O U9 Xtreme foi afinado para enfrentar velocidades extremas e condições severas de temperatura, recebendo:
- Divisor dianteiro em fibra de carbono
- Capô com canais de ventilação
- Asa traseira em “pescoço de cisne”
- Difusor traseiro de dupla camada
O modelo mede 4.991 mm de comprimento, 2.029 mm de largura e apenas 1.351 mm de altura, com jantes de 20 polegadas e pneus semi-slick GitiSport e·Gtr2 Pro, desenvolvidos para suportar os 500 km/h. A travagem fica a cargo de discos carbono-cerâmica com pinças de titânio.
O chassis integra o sistema de controlo ativo da carroçaria DiSus-X da BYD. A partir do uso de suspensão de válvula dupla, esse sistema ajusta o movimento vertical das rodas em tempo real, melhorando a tração durante a aceleração, travagem e curvas.
Bateria Blade de nova geração

A estreia também marca o lançamento de uma bateria Blade LFP de nível de pista, com refrigeração em dupla camada e capacidade de suportar descargas a 30°C, garantindo melhor gestão térmica em acelerações extremas.
No interior, o cockpit respira competição: fibra de carbono, Alcantara, bancos tipo concha e um painel digital com consola central em “T”.
Exclusividade garantida
As vendas do Yangwang U9 Xtreme já arrancaram na China, mas apenas 30 unidades serão produzidas para o mercado global, reforçando a aura de hipercarro exclusivo. O preço oficial ainda não foi revelado.
Com este feito, a BYD não só coloca a marca Yangwang no centro das atenções como também assume o título de carro de produção mais rápido do mundo e, pela primeira vez, esse título pertence a um superdesportivo elétrico.
Vê também:
- BYD trará para a Europa os seus carros de luxo com características que parecem saídas de um filme
- BYD lança U8L Dingshi Edition: o SUV executivo mais luxuoso da marca (com preço de luxo!)
- O supercarro de 1000 cv da Ford que pode "abanar" o mercado por completo
Promoção do dia!