Para demonstrar a segurança da bateria do Galaxy E5, a Geely recorreu a um teste extremo. Submeteu o elétrico ao peso de 36 toneladas de um tanque de guerra. Por muito inacreditável que pareça o EV sobreviveu, passando no teste com distinção.

Vamos a pormenores. A Geely realizou um teste de compressão extrema à bateria do Galaxy E5. A unidade suportou o peso de 36 toneladas do tanque de guerra ZTZ-59D. A pressão aplicada foi 1,8 vezes superior à exigida pelos padrões de segurança chineses.
E a bateria do elétrico passou airosamente por esta prova extrema, não apresentando sinais de incêndio, explosão ou fuga térmica nas células individuais depois de ter sido literalmente atropelada pelo tanque de guerra.
Recorde-se que as autoridades chinesas definiram novos padrões de segurança para as baterias dos EVs que vão entrar em vigor a partir de 1 de julho de 2026. Ora a bateria Aegis Gold Brick do Galaxy E5 da Geely não só cumpriu com as novas exigências, como as superou significativamente.
De acordo com o site Carnewschina, a bateria do EV Geely conta com um separador de camada dupla mais flexível e tem um revestimento resistente ao calor do óxido de alumínio. Tudo a trabalhar em conjunto para evitar a rutura da unidade e a perda de calor, em caso de perfuração.
Para aumentar ainda mais a segurança, esta bateria está igualmente equipada com isolamento elétrico e medidas extra para dissipação do calor.
Refira-se que o Galaxy E5 já passou por outros testes de segurança – entre os quais os de temperaturas altas extremas –, nos quais passou também com distinção.
O Geely Galaxy E5 está disponível com um motor único com potência máxima de 160 kW e com duas opções de bateria que lhe fornecem um alcance de até 530 quilómetros.