Imagens reais do iPhone 15 não são as que estás à espera!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O lançamento dos próximos Apple iPhone 15 está aí ao virar da esquina. A apresentação terá lugar durante o próximo evento de outono da gigante de Cupertino quando Tim Cook e os demais executivos de topo subirem ao palco (físico e virtual) do auditório Steve Jobs.

Entretanto, temos novas fugas de informação que nos trazem aquelas que podem ser as primeiras imagens reais dos Apple iPhone 15, ou mais concretamente, dos seus componentes como o tabuleiro para o cartão SIM, bem como a porta e conector USB do Tipo C.

Adeus porta Lightning, olá USB do Tipo C nos iPhone 15

iPhone 15 Plus and 15 c.c flex pic.twitter.com/PYLyYKKKWR

— fix Apple 🍏 (@lipilipsi) 8 de agosto de 2023

A fuga de informação foi divulgada ao público através da rede social Twitter (o X de Elon Musk), pela mão do utilizador @lipilipsi. Aí ficamos a conhecer os alguns dos componentes para o iPhone 15 Pro Max, iPhone 15 Plus e iPhone 15 segundo a legenda.

Ainda que pudessem estar à espera das primeiras imagens reais do iPhone 15, revelando a totalidade do smartphone, para já ainda não são conhecidas tais imagens. Aliás, é provável que os dispositivos estejam agora a ser montados, pelo que será mais fácil surgirem leaks dos componentes do que do produto final.

iPhone 15 Pro max charging flex pic.twitter.com/POp4OdT5Bv

— fix Apple 🍏 (@lipilipsi) 8 de agosto de 2023

Em todo o caso, este leaker coloca a ênfase no cabo flex que liga a nova porta USB do Tipo C à Logicboard (a placa mãe) do smartphone iOS. Ainda que não possamos garantir a veracidade das imagens, certo é que as mesmas batem certo com os rumores.

Gama de smartphones deve estrear a 13 de setembro de 2023

iPhone 15 series new SIM sold pic.twitter.com/9oBEWGTX0i

— fix Apple 🍏 (@lipilipsi) 7 de agosto de 2023

Em segundo lugar e a par dos encaixes para a porta USB do Tipo C, ou USB 2.0, temos também os tabuleiros para os cartões SIM. É um dos componentes que pode não ser necessário nos Estados Unidos da América onde impera já o eSIM ou cartão virtual.

Em todo o caso, na Europa e na maioria do Mundo continuaremos a necessitar deste componente para rapidamente inserirmos, removermos ou trocarmos o cartão nano SIM.

Ainda segundo o leaker, as diferenças entre os modelos-base (iPhone 15 e iPhone 15 Plus) e os modelos de topo (iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max) serão ainda mais significativas este ano.

Modelos mais caros terão todos os benefícios da porta USB do Tipo C

iPhone 15 Pro Schematics pic.twitter.com/xby6raXpj3

— Majin Bu (@MajinBuOfficial) 8 de agosto de 2023

Retornando à temática da porta USB do Tipo C, contamos com uma velocidade de transferência de carga até 480 Mbps e uma maior potência de carga até 20 W, valores idênticos aos já proporcionados pela porta Lightning. Ao que tudo indica, esta será a realidade para os modelos-base da Apple.

Porém, e só nos modelos Pro, teremos todos os benefícios da porta USB do Tipo C. Nomeadamente, a entrada USB 3.2 que, finalmente, trarão uma vantagem significativa ao padrão usado pela Apple desde 2012.

Fabricantes de acessórios terão que pagar a licença "Made For iPhone"

The iPhone 15 Pro series is rumored to start at 256GB base storage Which model would you upgrade to? pic.twitter.com/7M4W2ZRcwX

— Apple Hub (@theapplehub) 5 de agosto de 2023

Em suma, e com base nos relatos prévios, a Apple deve condicionar a velocidade máxima de transferência de dados e potência de carregamento em ambos os modelos de Phone.

O pleno potencial da porta USB-C só será desbloqueado para os acessórios como cabos e carregadores que tiverem a licença Made for iPhone (MFi).

Por outras palavras, a menos que as fabricantes de acessórios paguem a respetiva taxa, não poderão entregar a mesma velocidade e potência total suportada pelo padrão de ligação USB do Tipo C.

The iPhone 15 Pro models will reportedly feature up to 2TB storage 🤯Would you buy a 2TB model?Source: yeux1122 on Naver pic.twitter.com/BTBAzQW0pE

— Apple Hub (@theapplehub) 7 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.