Imagens inéditas mostram primeiro iPhone da Apple como nunca o viste

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Foi já em 2007 que a Apple revolucionou o telefone com a revelação do primeiro modelo de iPhone, numa apresentação que ficou para a história graças ao talento de Steve Jobs em cima de um palco.

Passados 13 anos, surgem agora imagens inéditas da linha de produção do primeiro iPhone, permitindo-nos ter uma ideia do quão diferente era o processo de fabrico do smartphone que transformou a indústria.

Primeiro iPhone foi um enorme salto tecnológico

A Apple está longe de reunir consenso no que diz respeito a fabricantes de smartphones, mas será inegável a influência do primeiro iPhone em toda uma indústria que, em 2007, precisava de um abanão como de pão para a boca.

A forma como foi pensado e desenhado obrigou até as fábricas de componentes e linhas de montagem a atualizarem e otimizarem os seus processos, com muitas até a sentirem necessidade de expansão.

As imagens em questão foram reveladas por Bob Burrough, ex-engenheiro da Apple, e mostram-nos várias fazes do final do processo de fabrico e controlo de qualidade do iPhone numa estrutura que aparenta ser da Foxconn.

Uma das imagens mostra mesmo o software de teste a correr em algumas unidades, indicador da capacidade de produção bem mais reduzida da altura.

Apple mudou muito desde então

Se considerarmos que a legenda indica a primavera de 2007 como data das fotografias e que o iPhone foi lançado em junho desse mesmo ano, as imagens agora tornadas públicas mostram uma fase muito próxima da produção em massa.

Hoje em dia, a estrutura das fábricas de produção dos modelos iPhone apresentam dimensões e capacidades muito diferentes, o que atesta bem o sucesso que a companhia conseguiu alcançar em pouco mais de uma década.

Burrough ficou conhecido por recentemente afirmar que a Apple da sua altura era uma empresa onde reinava maior conflito e confusão, criticando Tim Cook por tentar eliminar os conflitos executivos dentro da companhia.

Segundo o ex-engenheiro da tecnológica americana, isso minou o antigo espírito de pensamento livre que catapultou a Apple para o sucesso sob a liderança de Steve Jobs.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi: como a inspiração na Apple a ajudará a crescer em 2021
  • Apple Car? Carro elétrico deve chegar mais tarde que o esperado
  • Apple: iPad Pro 2021 deve mesmo trazer a tecnologia mais esperada!
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.