Até ao final deste ano a Ikea vai ter em teste uma nova plataforma de venda de móveis em segunda mão, onde todos os utilizadores poderão transacionar os seus produtos da marca sueca.
A ideia é criar um site que sirva de alternativa a plataformas de venda em segunda mão como a Ebay ou OLX, por exemplo, transportando para um site próprio o serviço que a empresa já disponibiliza nas suas lojas físicas - incluindo em Portugal.
A Ikea reforça assim a sua estratégia de sustentabilidade, dando uma nova vida aos seus produtos, fortalecendo o seu negócio online e dando aos clientes mais uma alternativa para venderem os seus móveis - de preferência, para comprar novos IKEA.
Madrid e Oslo servem de teste
De acordo com uma notícia do Financial Times reproduzida pelo jornal ECO, a nova plataforma terá a designação de ‘Ikea Preowned’ e será testada até ao final deste ano em Madrid e Oslo. A partir de 2025, segundo a mesma fonte, a plataforma será disponibilizada a nível mundial.
O ‘Ikea Preowned’ permitirá que os clientes coloquem à venda os seus produtos com fotos e descrições próprias, ao mesmo tempo que poderão também definir o seu próprio preço. A recolha dos objetos ficará a cargo do comprador, com o vendedor a ter a opção por receber o valor em dinheiro ou em vale Ikea com um desconto de 15%.
Jesper Brodin, diretor executivo da Ingka – grupo que opera várias centenas de lojas Ikea – disse ao Financial Times que a nova plataforma “é um sonho” que a empresa persegue “há já algum tempo”. “Estamos numa fase da Ikea em que podemos fazer coisas mais avançadas e interessantes. Há uma confiança incrível na evolução da empresa no domínio digital” - concluiu.