IGTV - A proposta do Instagram para derrubar o YouTube da Google

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 2 min.

O Instagram anunciou que alcançou o milhar de milhão de utilizadores. No entanto, também revelou o IGTV, YouTube da rede social, com as devidas aspas é claro. E o que é o IGTV?

Bem, antes de ser uma pequena sigla (fácil de relembrar), é uma aplicação que levará, no entender de muitos, ao fim da plataforma da Google. Ou, pelo menos, parte dessa. E não seria a primeira vez que se veria algo assim.

Vê ainda: OPPO entra na Europa para combater o sucesso da Xiaomi

Afinal, o Instagram já derrotou o Periscope do Twitter e as Stories do Snapchat. Logo, tudo é possível. Por sua vez, o IGTV é o serviço que permitirá a criação de vídeos por parte de qualquer utilizador, até duração de uma hora.

A sua criação tem que ver com três grandes pilares. Em primeiro, mobile first. Sem dúvida que é nesse pequeno universo que o Instagram quer estar com vídeos imensos. Isto é, a app é para ser usada no smartphone, em vertical e no ecrã inteiro.

IGTV do Instagram conseguirá impor-se perante o YouTube?!

Em segundo, é simples e intuitivo, de acordo com o próprio Instagram é claro. Por último, permite a qualquer utilizador poder ver o conteúdo criado pelas celebridades que segue atualmente.

Com base em estatísticas promovidas pela própria rede social, em 2021, cerca de 78% dos dados (de rede) estarão a ser gastos em conteúdo de vídeo. Portanto, o Instagram não pode deixar escapar tal oportunidade.

Do mesmo modo, tal como se pode analisar, houve (até agora), uma tentativa tal de não criar conteúdo de vídeo na vertical que se criou um enorme espaço vazio capaz de ser rentabilizado.

Agora a questão é a seguinte: conseguirá o Instagram desafiar o YouTube? Por um lado, são plataformas totalmente distintas, para já. Pelo que não faz muito sentido pensar-se que serão concorrentes uma da outra.

Por outro, com mais de mil milhões de utilizadores actualmente, não se pode dizer que não haja potencial para aproveitar tal possibilidade. Veremos o que acontecerá efectivamente.

E lembra-te, a aplicação ficará disponível para Android e iOS num futuro próximo. Fica, por isso, atento(a) às notícias aqui, em 4gnews.pt, para que não percas nenhum detalhe acerca de tudo aquilo que é a tecnologia falada em português.

Assuntos relevantes na 4gnews:

uropa! Esta é a confirmação que precisávamos

Huawei Mate 20: Afinal aquelas não eram as imagens do futuro terminal

Huawei Portugal confirma: Huawei P9 não receberá o Android Oreo

Fonte

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.