iFixit desmontou os Apple AirPods e o resultado foi... zero

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de muita espera, os Apple AirPods chegaram finalmente ao mercado assumindo-se como a resposta da Apple à corajosa remoção da entrada para headphones por parte da gigante norte-americana. Naturalmente, este produto da Apple não demorou a chegar às mãos do pessoal da iFixit, que desmontou o equipamento e concluiu que o mesmo deveria receber o pior resultado possível.

Ver também: Tim Cook reafirma o compromisso da Apple com os seus desktops

Sim, no que toca a reparação, estes novos Apple AirPods receberam uma pontuação de 0. Obviamente, se tivermos em conta o preço do produto, isto poderá ser preocupante para quem já tiver comprado o produto e desencorajador para quem estivesse a pensar comprá-lo. Este score prende-se precisamente com a construção do equipamento: ao abrir os earphones é possível verificar que tudo se encontra colado e bem selado.

Por outro lado, há que reconhecer e destacar a qualidade e engenho deste produto Apple: pesando apenas 8 gramas (4 gramas cada auricular) encontra-se dentro de cada um, não só o sistema de headphone, mas também uma pequena bateria, o pequeno chip sem fios Apple W1, microfone, acelerómetro e sensores de proximidade.

Olhando ao que foi dito no paragrafo anterior, será de facto de se reconhecer que a Apple fez um grande trabalho em conseguir reunir tudo o que foi enumerado em duas pequenas peças a pesar 4 gramas cada uma. Isto vem, no entanto, com um preço. E não, não estamos a falar dos 179,00€ que é necessário desembolsar para obter um par na Apple Store. Dado método usado para reunir todas as partes num equipamento sólido, a reparação das mesmas partes torna-se quase impossível, sendo que a remoção da cola que envolve cada uma delas leva à sua consequente destruição.

O veredito final da iFixit, tal como já dissemos acima, foi 0/10. Isto vem reforçar a ideia de que este produto é de facto um produto premium, no sentido mais “abusado” da palavra: uma avaria nos Apple AirPods significará a compra de um novo par (pelo menos até a Apple chegar com uma alternativa de compra individual de peças em caso de reposição).

No final do artigo podes encontrar algumas imagens dos novos auriculares sem fios da Apple a serem desmontados passo-a-passo pela equipa de técnicos da iFixit (fonte).

Talvez queiras ver:
Alguns detentores da um Nexus 6P estão a reportar problemas com a sua bateria
Mark Zuckerberg mostrou-nos como imagina a sua IA "Jarvis" (Video)
Nokia Z2 Plus será o topo de gama da empresa Finlandesa