Tal como a 4gnews noticiou recentemente, foram anunciados incentivos à compra de carros elétricos (VEs) em Portugal. O problema é que, num curto espaço de tempo, já não há vagas disponíveis para a compra deste tipo de automóveis.
De acordo com o Automóvel Club Portugal (ACP), o Fundo Ambiental já não tem mais incentivos disponíveis para carros 100% elétricos até 5 lugares. Ou seja, já estão preenchidos os 1425 lugares disponíveis para particulares.
Sobre os apoios à compra de VEs em Portugal
Como refere a mesma fonte de informação, é possível desdobrar as 1425 candidaturas em diferentes parcelas. Desde logo, 2 delas estão em fase de “verificação de elegibilidade” e 1177 estão a “aguardar pedido de pagamento”.
De momento, sabemos que já há 245 candidaturas com o “pedido de pagamento submetido”. Recorde-se que, para o ano de 2025, o Estado injetou 13,5 milhões de euros no Fundo Ambiental, para fins de compra de veículos elétricos.
Quanto ao valor monetário dos apoios, os carros ligeiros elétricos até 5 lugares poderiam merecer um incentivo de 4000 euros. No entanto, este valor só era atribuído a quem comprasse carros com preço de venda até aos 38.500 euros.
Vale ainda referir que, dos 13,5 milhões de euros atribuídos, o Fundo Ambiental teve a permissão de gastar 5,7 milhões só para “incentivar a compra de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos” (via ACP).
Ainda há vagas para IPSS, autarquias e autoridades de transportes
Como dito anteriormente, já não há vagas para automóveis particulares. Contudo, o mesmo não acontece com Instituições Particulares de Segurança Social (IPSS), autarquias e autoridades de transportes.
O mesmo se aplica a bicicletas, motas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos 100% elétricos, para os quais ainda há vagas. As candidaturas abriram no dia 31 de março e estão disponíveis até 15 de maio, no caso das vagas não serem preenchidas antes.
Depois da aprovação, o beneficiário tem 90 dias para formalizar o seu pedido. Feito isso, o Estado pode demorar até 30 dias na entrega do apoio.