IA já está a ser usada para prejudicar quem está à procura de casa

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Apesar da escassez de habitação ser frequentemente apontada como motivo dos altos valores de arrendamento em Seattle, Estados Unidos, a organização de vigilância Accountable.US descobriu outra razão: grandes proprietários estariam a utilizar Inteligência Artificial (IA) de forma combinada para manter os altos preços.

IA pode estar a esconder fixação de preços nos seus algoritmos

IA arrendamentos
Imagem: edição de Shutterstock / Tattoboo

De acordo com um novo relatório da organização, grandes plataformas de imóveis em todo o país utilizam o RealPage, um serviço de IA terceirizado capaz de analisar os dados do mercado para fazer recomendações precisas de preços de arrendamento.

No site da RealPage, um vídeo promocional afirma que as suas ferramentas pioneiras podem analisar milhões de renovações de arrendamento em conjunto com dados históricos, número e qualidade dos pedidos de inquilinos, entre outras informações. O sistema, então, avalia quanto de aumento de arrendamento o mercado ainda suportará, “permitindo que captures os milhares de euros que estavas a deixar para trás”.

De acordo com Liz Zelnick, que supervisiona a pesquisa económica da Accountable.US, o sistema de IA "esconde" uma fixação de preços que é ilegal. Em Seattle, o arrendamento de um quarto pode chegar a US$ 3.000 mensais.

Um porta-voz da Invitation Home, uma das imobiliárias citadas no relatório, afirmou em entrevista à página Kuow que a empresa não participa dos serviços relacionados a preços da RealPage.

"Quanto à sugestão do relatório de que a Invitation Homes 'conspira' com seus pares, essa é uma acusação infundada e descuidada dos autores do relatório. Nossa política é cumprir todas as leis federais, estaduais e locais, incluindo leis antitruste", declarou a porta-voz Kristi DesJarlais, num e-mail enviado ao site.

As alegações da Accountable.US foram levadas a tribunal e está sob investigação a possível forma pela qual os sistemas de IA poderiam esconder a fixação de preços em seus algoritmos.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.