Hyundai quer entrar nos ‘robotáxis’ e poderá ter um parceiro de peso

Pedro Alves
Pedro Alves
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O modelo Ionic 5 continua a estar nos planos da Hyundai para servir de base à sua entrada no mercado dos ‘robotáxis’, mas o fabricante coreano poderá agora vir a contar com um parceiro de peso: a norte-americana Waymo.

Depois da sua subsidiária Motional ter adiado os planos para lançar um serviço semelhante até 2026, após despedir centenas de trabalhadores nos EUA, a Hyundai confirma que já reuniu “mais de três vezes” com a tecnológica do grupo Alphabet.

O objetivo - assumem responsáveis de ambas as empresas -, é usar o EV Hyundai Ionic 5 com a 6ª geração da tecnologia de condução autónoma da Waymo.

Hyundai quer entrar no negócio dos robotáxis e poderá ter um parceiro de peso
O Ionic 5 é a escolha da Hyundai para o seu projeto de 'robotáxi', cuja implementação o fabricante está atualmente a negociar com a norte-americana Waymo.
Imagem: Hyundai

Vários projetos para criar um ‘robotáxi’

As informações sobre o possível negócio com a Hyundai surgem após o Governo liderado por Joe Biden ter aprovado o aumento das tarifas sobre importações da China, incluindo um imposto de 100% sobre EVs, que entrará em vigor a 27 de setembro.

Ora, a partir do momento que a Waymo tem trabalhado com o fabricante chinês de EVs de luxo Zeekr para concretizar o seu projeto de ‘robotáxis’, a nova parceria é vista como uma alternativa ao fabricante chinês. De acordo com declarações de representantes de ambas as empresas à agência Reuters, a parceria será para continuar.

“Não vamos comentar especulações, mas posso partilhar que estamos a trabalhar arduamente para validar a 6ª geração do Waymo Driver na plataforma da Zeekr e pretendemos introduzi-lo na nossa frota quando estiver pronta” - refere o fabricante em comunicado.

A Zeekr, por seu lado, indica não haver alterações na parceria com a Waymo, acrescentando que ambas as empresas estão “a trabalhar ativamente em conjunto para implementar os veículos”.

Hyundai quer entrar nos ‘robotáxis’ e poderá ter um parceiro de peso
Modelo de testes produzido pela Zeekr em parceria com a Waymo, no qual a tecnológica está a testar a 6ª geração da sua plataforma Waymo Driver.
Imagem: Waymo

Já a posição do Hyundai Motor Group é de prudência, apesar de assumir as negociações: “nada está decidido sobre novos negócios nesta fase” indica o comunicado da empresa citado pela Reuters, referindo-se à venda da plataforma que sustenta o seu EV a empresas de tecnologias de condução autónoma.

Além da Zeekr, a Waymo também adquiriu veículos à Stellantis e à Jaguar Land Rover para usar a sua tecnologia no serviço de ‘boleia’ autónoma Waymo One - já disponível nas cidades de Phoenix, São Francisco e Los Angeles e a chegar, em 2025, a Austin e Atlanta.

A empresa conta com um investimento de cinco mil milhões da Alphabet para desenvolver e alargar os seus serviços de ‘robotáxis’.

Pedro Alves
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À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.