Os fãs da Xiaomi foram ontem surpreendidos com a notícia do fim do reinado da MIUI e com o lançamento de um novo software, a HyperOS. Este será o novo sistema operativo da tecnológica chinesa que visa unificar a experiência no seu portefólio de produtos.
No ato da revelação da HyperOS, a empresa foi parca nos detalhes partilhados sobre o seu novo sistema operativo. Agora, contudo, temos as primeiras imagens do aspeto do novo software da Xiaomi que permitem visualizar como será a substituta da MIUI.
HyperOS não se revela muito diferente da MIUI
Após a divulgação das imagens em causa, caem por terra as crenças de quem equacionou que o futuro do software da Xiaomi seria notoriamente diferente. A verdade, é que a HyperOS dará continuidade à filosofia de design do software da tecnológica chinesa.
O aspeto geral da HyperOS e o design dos seus ícones são um claro lembrete daquilo a que a MIUI nos habituou durante estes anos. Há um sentimento de perpetuação daquilo que a Xiaomi tem feito com mérito e que cativa cada vez mais utilizadores em todo o mundo.
Ainda assim, podemos observar algumas novidades nas imagens agora partilhadas que ilustram uma das primeiras compilações da HyperOS. Desde logo, um novo leque de personalização para o seu ecrã de bloqueio, com novos estilos para o relógio e imagem de fundo.
Vemos igualmente novas opções de personalização para os widgets, bem como uma nova disposição dos elementos do painel de controlo dos smartphones Xiaomi. Este último, não será radicalmente diferente de versões anteriores, mas nota-se um refrescar deste agregador de opções e informações pertinentes.
A publicação TechDroider partilhou um vídeo que faz uma breve comparação entre a HyperOS e a MIUI. Em poucos minutos, podemos ver aquilo que a Xiaomi já tem preparado para o seu novo sistema operativo e como isso se compara ao software que irá substituir.
Com efeito, podemos dizer que a HyperOS não traz uma filosofia de design totalmente diferente para os dispositivos móveis da Xiaomi. As semelhanças com a MIUI são inequívocas e, à primeira vista, aparenta ser mais uma atualização entre gerações.
A HyperOS será lançada globalmente e fará a sua estreia com o lançamento dos Xiaomi 14. Esperamos que os novos smartphones da Xiaomi possam ser apresentados ainda este mês, mas o seu lançamento global deverá acontecer apenas no início de 2024.
Editores 4gnews recomendam: