Humane AI Pin: dispositivo não vai exigir ligação ao smartphone

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Anunciado em abril, o Humane Ai Pin fez uma nova aparição em público no desfile primavera-verão 2024 da marca Coperni na Paris Fashion Week. Este dispositivo vestível, com um estilo semelhante a um crachá, está equipado com uma câmara e um projetor de ecrã, com um design semelhante ao do Google Clips.

A Humane planeia lançar oficialmente o dispositivo no seu evento em 9 de novembro, mas já revelou uma novidade: ele não precisará de ser emparelhado com um telemóvel.

O design do Humane Ai Pin

Closer look at Coperni SS24, @Humane AI Pin 📸 pic.twitter.com/l9o3OgzSnf

— La Mode Unknown (@LaModeUnknown) 29 de setembro de 2023

Conforme podemos observar mais detalhadamente durante o desfile da Coperni, o Humane Ai Pin (que, por alguma razão, traz o "i" em letra minúscula) tem uma forma quadrada com cantos arredondados. Uma pequena câmara e um projetor estão localizados na parte superior do dispositivo, com um ligeiro ângulo de inclinação.

Este dispositivo multimédia, que pode ser magneticamente fixado nas roupas do utilizador, irá contar com "reconhecimento ótico alimentado por IA e um ecrã projetado a laser", segundo a informação divulgada pela Humane.

Para além de ter revelado que o Humane Ai não necessitará de emparelhamento com um telemóvel, a empresa afirmou que o dispositivo wearable será alimentado por "uma plataforma Snapdragon avançada da Qualcomm". Com estas informações, as principais especulações sugerem o uso de um chip da linha XR/VR/AR da Qualcomm, como o Snapdragon AR2 Gen 1.

Quais serão as funcionalidades do Humane Ai Pin?

Humane Ai pin
Demonstração do projetor do Humane Ai (Imagem:. repordução / Humane)

Durante a apresentação do Humane Ai Pin numa conferência TED, a Humane chegou a demonstrar a projeção que o dispositivo pode fazer na palma da mão do utilizador ou em outra superfície. Ativado por toque e controlado por comandos de voz, o dispositivo deverá também contar com outros sensores.

Verdadeira utilidade permanece um mistério

No entanto, as verdadeiras funcionalidades do novo dispositivo vestível da Humane ainda permanecem um mistério. Será um assistente de IA? Uma câmara de segurança? Quais serão as utilidades das suas projeções? Tudo será revelado no dia 9 de novembro, durante o evento da marca.

A Humane foi fundada pela ex-diretora de software da Apple, Bethany Bongiorno, e pelo ex-designer da Apple, Imran Chaudhri. Bongiorno foi responsável pela engenharia de software iOS e Mac de 2008. Já Chaudhri trabalhou na empresa por mais de duas décadas e fez parte da equipa de interface humana.

Até ao momento, a empresa já expressou a opinião de que os auscultadores e os óculos inteligentes são demasiado isoladores, enquanto a Humane procura desenvolver uma "tecnologia que se sinta familiar, natural e humana". Tudo isso aumenta a expectativa de compreender as possíveis funcionalidades do Humane Ai Pin.

Para aqueles que desejarem, já é possível inscrever-se numa lista de espera. No entanto, ainda não existe uma previsão de data para o lançamento do produto no mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.