Huawei vai atrás da Xiaomi e Samsung e patenteia smartphone com ecrã extensível

António Guimarães
Comentar

Os telemóveis dobráveis ainda são bastante recentes no mercado. Contudo, as marcas já estão a pensar no próximo passo: equipamentos com ecrãs extensíveis, que se consiga "puxar" para fora, conforme a necessidade. A Huawei é a empresa mais recente a registar patentes do género.

Através da LetsGo Digital e os seus renders profissionais, temos uma ideia dos planos para tal equipamento. A patente foi registada no escritório chinês de propridade intelectuais. Pelas imagens, podemos discernir dois designs: modelo A e modelo B.

sgxfg
Duas propostas de ecrã extensível da Huawei. A parte azul representa o ecrã

No modelo A, o ecrã parece deslizar para trás do equipamento quando recolhido, ficando disponível o que parece ser um ecrã maior do que o normal num telemóvel. O modelo B mostra-nos o mesmo sistema de recolha mas o ecrã fica recolhido de forma mais discreta no equipamento.

O objetivo com estes equipamentos são estender a área útil de visualização, tal como os telemóveis dobráveis. Só que neste caso, estas patentes prescindem da dobra, ficando-se por um ecrã que estende e puxa conforme a preferência do utilizador.

Porque é que as fabricantes estão a apostar nestes ecrãs?

A Samsung, LG, Xiaomi e TCL também patentearam equipamentos com ecrãs extensíveis. Parece que será a grande aposta para 2021 ou finais de 2020. Há uma razão muito importante pela qual as fabricantes podem estar a optar por estes ecrãs: redução de custos.

Fabricar um equipamento com ecrã dobrável é bastante dispendioso. A Huawei já informou várias vezes que está a perder dinheiro com o fabrico dos Huawei Mate Xs. Assim sendo, um telemóvel cujo ecrã não preciso de dobrar pode ser mais económico.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.