Huawei toma posse da maior loja da Meizu na China

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A fabricante chinesa de telemóveis Meizu está a atravessar algumas dificuldades. Relatórios de lojas a fechar e reduções na equipa de funcionários indicam que a marca pode vir mesmo a fechar o seu negócio na China.

A situação é ainda mais complicada para a Meizu agora que a Huawei tomou posse da sua maior loja, na cidade de Shenzhen. Esta cidade é um centro de comércio gigantesco o que significa que a Meizu perdeu um ponto estratégico importante. Na verdade, a loja já fechou há uns meses, tendo sido recentemente adquirada pela Huawei, que manteve os funcionários da Meizu.

A loja da Meizu tinha resultados péssimos

Antes da loja da Meizu fechar, os números não indicavam um futuro positivo. A loja mal conseguia chegar às 100 unidades vendidas por mês. Na verdade, os lucros médios da loja rondavam uns míseros 30 dólares.

Em contraste, a loja tinha um custo de aluguer mensal de 21 mil dólares. Considerando este baixo número de vendas e o alto valor da renda, a loja tornou-se completamente insustentável. A Meizu vai apenas manter cerca de 6 lojas no país.

O mercado chinês de telemóveis está a diminuir

O mercado de telemóveis asiático é famoso pela sua variedade de marcas, que parecem surgir quase diariamente. Contudo, essa perspetiva está a mudar e a Meizu parece ser a primeira a sofrer as consequências.

O mercado de telemóveis está a observar cada vez menos vendas, pois os consumidores trocam de telemóvel com menos regularidade. Assim sendo, as marcas mais pequenas vão sendo afetadas, podendo desaparecer por completo do mercado. No futuro, é provável que vejamos apenas 3 ou 4 marcas a combater pela supremacia do mercado dos telemóveis.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nem os EUA param a Huawei! Venda de smartphones sobem substancialmente
  • Royole FlexPai: primeiro smartphone dobrável foi destruído em teste de resistência
  • Motorola poderá lançar um smartphone idêntico ao Xiaomi Mi Mix 3
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.