Huawei: smartphones com Harmony OS de origem estão a caminho!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com a fonte de tecnologia chinesa Sina, a Huawei pode executar o seu plano de lançar smartphones com HarmonyOS no início de 2021. O HarmonyOS é o sistema operativo desenvolvido pela Huawei, com aplicações em telemóveis, tablets, computadores e até mesmo carros.

Com o rápido crescimento dos HMS (Huawei Mobile Services), a empresa está cada vez mais confiante na criação de um ecossistema total. O derradeiro passo é mesmo disponibilizar um sistema operativo próprio, de forma a poder competir de uma vez por todas com a Google e Apple.

Na verdade, a empresa tenta competir com a Google Play Store e Apple App Store com a sua AppGallery. Essa é uma tarefa fácil na China mas não nos mercados internacionais. Assim sendo, o HarmonyOS iria enfrentar as mesmas dificuldades dos HMS logo desde o início.

Ainda assim, a Huawei tem andado a dar sugestões de que irá lançar smartphones com HarmonyOS em breve. Durante uma conferência na China, um dos executivos da Huawei afirmou que o primeiro smartwatch com HarmonyOS será lançado ainda este ano.

Huawei não tem outra escolha

Da maneira como a situação com os Estados Unidos está, a melhor escolha da Huawei é de facto investir no seu próprio sistema operativo ou ecossistema. Isto porque até mesmo a licença temporária que a empresa chinesa tinha para operar o Android expirou.

Isto significa que até os smartphones com serviço da Google podem ser barrados de receber atualizações importantes do Android. Assim sendo, é bom que a Huawei se despache a colocar o HarmonyOS nos seus smartphones pois utilizador Android pode tornar-se inviável no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei terá sucesso sem smartphones com serviços Google? (Sondagem)
  • Índia vai seguir os passos dos Estados Unidos a banir empresas chinesas!
  • Apple está tramada! Donald Trump é indiferente ao mais recente (e enorme) problema
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.