Não é segredo que a Huawei está numa situação complicada. Também não é segredo que a marca há algum tempo que trabalha no seu sistema operativo de forma a deixar de lado o sistema Android.
Pois bem, hoje temos o novo Harmony OS 2.0 e se não és desenvolvedor pouco te dirá. Contudo, o mais interessante foram as afirmações do responsável do departamento mobile, Richard Yu, na revelação do novo sistema operativo.
Huawei promete trazer Harmony OS para os smartphones
O CEO do departamento, referiu na apresentação do Harmony OS 2.0 que "talvez a partir do próximo ano, veremos smartphones com Harmony OS".
Isto significa que os smartphones Huawei com o sistema Android podem ter os dias contados. Já há muito que se adivinhada tal cenário e é plenamente plausível que tal venha a acontecer.
Harmony OS é a harmonia de sistema para todos os gadgets
O Harmony OS faz aquilo que a Google e Apple já há muito trabalham. O objetivo é ter um sistema operativo para todos os gadgets. Um sistema que seja inteligente para se adaptar, um sistema que seja leve, porém, que nos ofereça muitas potencialidades.
Neste momento, o Harmony OS 2.0 dá a possibilidade aos desenvolvedores de instalar o sistema em gadgets com 128KB de RAM até gadgets com 128MB.
Ou seja, para já, este é um sistema que tem sido integrado em pequenos gadgets como smartwatches ou até televisões (pequenos não em tamanho mas em tecnologia).
A evolução promete que o smartphone seja um dos próximos gadgets a receber o sistema, todavia, continuamos com questões de como será o seu User Interface e que tipo de vantagens trará aos utilizadores da Europa sem os conhecidos (e importantes) serviços Google.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei vai levar mais um prego no caixão! Agora é a vez da Samsung
- Xiaomi Redmi 9i está a chegar. E será realmente barato
- Instagram vai ficando cada vez mais "Facebook". Esta é a prova