Huawei corrige a data de lançamento do substituto ao sistema Android

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei já tem o seu sistema operativo pronto há mais de um ano, aparentemente. A sua expulsão total dos Estados Unidos motivou a empresa a executar o seu 'Plano B' mais depressa do que pretendido.

No entanto, não vamos ver o sistema operativo em ação tão cedo. Um porta-voz da Huawei esclareceu recentemente que o chamado 'HongMeng OS' estará disponível no final de 2019, apenas para a China. Utilizadores internacionais terão de aguardar até ao início de 2020 para um lançamento global.

A Huawei afirma que tem vindo a trabalhar num sistema operativo próprio desde 2012 e que já o tem pronto desde janeiro de 2018. A gigante chinesa afirma que nunca trouxe o sistema operativo à luz do dia porque "não queria estragar a relação com a Google".

A China pode viver sem Google mas o resto não

Na China, não é estranho existirem telemóveis sem Play Store ou apps Google pré-instaladas. Quando os telemóveis chineses começaram a surgir online, muitos exibiam o aviso de que vinha sem Google Play Store de origem. Esse problema foi eliminado quando as versões globais dos telemóveis surgiram.

Assim sendo, os utilizadores chineses provavemente conseguirão adaptar-se a utilizar telemóveis da Huawei mesmo sem acesso aos serviços da Google. O problema é que nós, no Ocidente, não conseguimos. Estamos demasiado dependentes dos serviços da Google.

É claro que existem alternativas e formas de 'dar a volta' mas quando compramos um telemóvel queremos utilizá-lo da forma mais confortável possível. Raramente compramos telemóveis para passarmos por curvas de aprendizagem. Este é o ponto de vista do consumidor.

Sabe mais sobre a controvérsia da Huawei vs EUA:

  • Afinal o que se passa com a Huawei, Google e os EUA? Entende
  • Problemas da Huawei dão uma oportunidade de ouro à Xiaomi
  • Google remove telemóveis Huawei do seu site e Android Enterprise
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.