Huawei quer dominar o mercado de carros com condução autónoma na China

Afonso Henriques
Afonso Henriques
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Yu Chengdong, diretor executivo da Huawei e presidente da divisão de soluções automotivas, afirmou recentemente que a empresa pretende liderar o mercado de carros topo de gama na China com as suas tecnologias de condução autónoma, segundo fontes da ITHOME. A Huawei tem vindo a desenvolver soluções automotivas inteligentes com base no HarmonyOS, oferecendo-as a várias marcas do setor automóvel chinês.

Segundo Yu Chengdong, o HarmonyOS pode tornar-se a solução predileta para carros de luxo nos próximos cinco anos. A Huawei já integrou estas tecnologias em veículos de gama inferior a 500.000 yuans e, agora, estará a expandir-se para o mercado de automóveis de 1 milhão de yuans ou mais.

A diferente abordagem da Huawei em relação às outras marcas

huawei ads 3.0
Crédito: Huawei

Entre as marcas que utilizam as soluções da Huawei estão a Aito e a BAIC. O executivo destacou o sucesso da empresa no segmento de carros de luxo, mencionando especificamente o Wenjie M9 como exemplo, um veículo que tem registado muito boas vendas no mercado chinês. Embora os carros sejam fabricados por diferentes empresas automóveis, Yu sublinhou que a Huawei controla a experiência do utilizador e a tecnologia subjacente em todos os casos.

No início deste ano, a Huawei lançou o Sistema de Condução Automatizada (ADS) 3.0, que combina tecnologias LiDAR e câmaras para fornecer capacidades avançadas de condução autónoma. Em contraste, rivais como a Tesla optaram por eliminar o LiDAR e confiar exclusivamente em câmaras para os seus sistemas de condução. Para Yu Chengdong, essa abordagem é arriscada, sendo que as câmaras têm limitações e podem falhar em condições meteorológicas adversas, tornando difícil para o carro manter a perceção do ambiente que o envolve.

O que oferece o ADS 3.0?

O ADS 3.0 da Huawei oferece funcionalidades inteligentes, como melhorias no estacionamento automático e verificações de segurança com inteligência artificial, projetadas para garantir o bom funcionamento do veículo em diversas situações. Yu Chengdong acrescentou que, apesar de o sistema ainda não ser totalmente de nível L3, está a ser desenvolvido com base nos padrões dessa categoria de condução autónoma.

Afonso Henriques
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O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.